As inscrições para o Aberto de Xadrez de Campo Bom estão abertas e seguem até 15 de junho. Devido à epidemia do novo coronavírus e a fim de evitar sua disseminação no município, a disputa será na modalidade on-line. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) promove a competição e se prepara para receber um grande número de inscritos devido ao sucesso da modalidade na cidade.
“Temos muitos enxadristas em Campo Bom, inclusive algumas pessoas que se destacam, então buscamos uma plataforma que possibilite a realização de um campeonato on-line para este momento de pandemia”, explicou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Rodrigo da Silva. A competição ocorre no dia 17 de junho, das 20h às 23h. Serão premiados os dez primeiros colocados, sendo que os três primeiros lugares receberão troféus e os demais, medalhas.
Leia também:
Campo Bom terá cine drive in dia 14 para matar a saudade das telonas
Região de Campo Bom segue na bandeira laranja no distanciamento controlado
Campo Bom conta agora com Central de Compostagem Comunitária
Internautas alertam para furto e roubo de motos no Centro
Quem já é destaque sobre o tabuleiro e confirmou sua presença no Aberto de Xadrez é a estudante de Sistemas de Informação Michelle Brito, 18 anos. Desde 2010, a jovem campo-bonense participa dos torneios da modalidade promovidos pela Administração Municipal e uma atividade que era somente lazer se tornou fundamental para seu crescimento pessoal e acadêmico.
Michelle conta que o esporte lhe trouxe muitos dos benefícios como concentração, agilidade na tomada de decisão, cálculo, autocontrole, pensamento lógico e estratégico, memória, entre outros. Mas, além dessas vantagens, o esporte lhe proporcionou uma série de oportunidades. “Se hoje sou uma pesquisadora em uma universidade, tudo isso se deve ao xadrez. No Ensino Médio, produzi pesquisas sobre como podemos usar o esporte na escola. Essas pesquisas me trouxeram várias premiações e consegui entrar na universidade e tenho toda a minha graduação custeada graças a isso”, contou a acadêmica.
Ao longo de sua trajetória sobre o tabuleiro, a campo-bonense se tornou bicampeã brasileira de xadrez escolar pela Liga Brasileira de Xadrez (LBX) e pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar (CBXE). O Aberto de Xadrez será uma das primeiras vezes em que vai competir na modalidade on-line. “Se entrarmos em uma plataforma on-line, há centenas de torneios acontecendo simultaneamente. Mas poucos vão reconhecer o atleta, tratá-lo com respeito e fazer algo que o torneio presencial faria, como o Aberto de Xadrez da Prefeitura de Campo Bom”, disse Michelle. Ainda que esteja levando a sério sua jornada acadêmica e dedicando mais tempo a ela, a jovem segue praticando e treinando para o esporte que, em suas palavras, a fez uma pessoa melhor.
A bicampeã brasileira de xadrez escolar Michelle Brito garante presença na disputa on-line (Foto: Arquivo Pessoal)
Como se inscrever:
Interessados em participar do Aberto de Xadrez devem se inscrever pelo e-mail smel@campobom.rs.gov.br ou pelo WhatsApp da Secretaria (99283-5728). Podem participar enxadristas de todas as idades, tanto de Campo Bom quanto de outros municípios. Por ser um evento chancelado pela Federação Gaúcha de Xadrez, a competição deve atrair inclusive atletas de diferentes regiões do Estado.