Conecte-se conosco

O Especialista

A maior neve desde 2013

Os três Estados do Sul registraram na semana passada, novamente ao mesmo tempo a maior precipitação de neve dos últimos 07 anos como a ocorrida em julho de 2013. Também o seu volume foi bem menor ao ocorrido na histórica neve dos dias 26 e 27 de agosto também em 2013, mas mesmo assim foi surpreendente, Em São Francisco de Paula no começo da tarde da quinta-feira, dia 20, já começava a cair chuva congelada, seguida por chuva misturada a neve. Mas no final da tarde com a entrada de um ar mais gelado em altitude é que se deu as condições ideais para a queda da neve na área urbana e na zona rural.

Na localidade do Rincão dos Kroeff em São Chico e de acordo com imagens publicadas no site da METSUL, no final da tarde houve acúmulo de neve no solo, nos telhados das casas e capô de carros.
Já durante a noite, a partir das 19h a neve caiu forte inclusive na área urbana de São Francisco de Paula, conforme ilustra a das imagem abaixo feita por Dione Medeiros Comim via METSUL. Neste dia nevou também em Cambará do Sul, Gramado, Canela, Riozinho, Bom Jesus, Jaquirana e em São José dos Ausentes com maior intensidade. Em Caxias do Sul nevou nos Distritos de Vila Oliva, Criúva, Vila Seca e Fazenda Souza e não nevou na zona urbana de acordo com informações da METSUL em seu site. Conforme ainda a METSUL, no dia 20, sexta-feira em outras dezenas de municípios gaúchos em diversas regiões do Estado, houve registro de chuva congelada, como em Canoas e Montenegro, aqui próximos e de neve granular em Piratini na Campanha.

Este colunista se dirigiu à Bom Jesus na manhã do dia 20 com o objetivo de registrar a neve. Chegando lá os termômetros de rua próximo ao meio-dia marcavam 4°C com o tempo encoberto mas com pouca umidade. No final da tarde me dirigi a São José dos Ausentes, distante 42 km por uma rodovia em ótimo estado e toda asfaltada. Vários turistas aguardavam ansiosos na praça da cidade na espera da neve cair que finalmente logo após as 20h30min começou a se precipitar timidamente mas foi se intensificando em vários momentos com boas pancadas de neve.

Os capôs de carros, os telhados e o solo começou a acumular neve para a alegria dos turistas presentes. E assim continuou até pelas 23h da noite quando ainda flutuavam na atmosfera os flocos de neve. No retorno à Bom Jesus, nos primeiros km ao longo das margens da rodovia se observava o acúmulo da neve inclusive nos arbustos e se precipitando sobre o pára-brisa do carro, dando uma sensação muito interessante e rara ao mesmo tempo. Chegando em Bom Jesus, fui informado que a neve na cidade ocorreu com intensidade moderada em alguns momentos entre as 20h50min e 21h20min da noite.

A imagem acima ilustra a neve acumulada na manhã do dia 21, sexta-feira, em carros em São José dos Ausentes RS, com crédito deste colunista. Na entrada da cidade no Termômetro Digital a temperatura de -5.0°C chamava a atenção dos turistas que já estavam na rua para registrar a forte geada na região.

A sexta-feira dia 21 foi o dia mais frio do ano em Campo Bom, pois a temperatura média diária não passou dos 6.4°C. Já no dia anterior, dia 20, quinta-feira tivemos o segundo dia mais frio do ano com média de 7.8°C, ou seja, superando o dia mais frio até então do ano que ocorreu no dia 16 de julho com média de 7.9°C. A quinta-feira, dia 20, tinha todas as características da possibilidade de ocorrer neve na serra, pois aqui amanheceu com tempo encoberto com 8.7°C e com a máxima atingindo apenas 13.7°C em torno das 14h. No meio da tarde o tempo ficou encoberto com chuva fraca entre as 17h e 19h, com a temperatura caindo para 8.5°C as 18h, 7.2°C as 19h e de 6.6°C às 20h da noite, o que convenhamos nos padrões locais muito frio. Com o céu limpo a temperatura foi caindo cada vez mais com 5.9°C as 21h e com formação de geada a partir das 23h com temperatura de 4.4°C, numa das noites mais frias do ano. A sexta-feira amanheceu com mínima de 1.9°C e geada forte pela cidade com máxima de apenas 14.8°C. No sábado a mínima caiu para 1.4°C e outra geada forte mas a tarde a temperatura já se elevou para 19.7°C. Esta onda de frio perdeu força no domingo dia 23, mas mesmo assim ao amanhecer foi registrado geada fraca com mínima de 3.9°C a tarde subiu para agradáveis 23.8°C.

Com as quatro geadas registradas em Agosto, este ano já foram contabilizadas 17 dias com geada, lembrando que no ano passado foram apenas 12. Já em SC, conforme dados da Empresa CLIMATERRA( Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer) houve ocorrência de neve e chuva congelada entre os dias 20 e 21 de agosto, em São Joaquim,Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra, Urussanga, Grão Pará, Anitápolis, Alfredo Wagner, Rancho Queimado, Major Gercino, Joinville/Garuva/Serra, Itaiópolis, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Mafra.

Esta onda de frio ainda teve efeitos no amanhecer de ontem em SC, que completou 70 dias com marcas negativas em 2020 e total de 97 dias com geadas (topo da Serra). Ontem as mínimas e geada forte ocorreram em Bom Jardim da Serra com -4.4°C, Painel/G;Hugen com -2.7, São Joaquim com -0.8 e Urupema com -0.8. Com a ar extremamente seco, ocorreu uma grande amplitude térmica, e a Estação na Climaterra registrou novo recorde de temperatura máxima no período 1998/2000 com 27.3°C e era de 26.9°C em 31/08/1999. Aqui em Campo Bom, após a onda de frio tivemos dois dias com temperaturas bastante elevadas, com máxima de 33.3°C na quarta-feira e ontem com 33.4°C após amanhecer com mínima de 13.2°C.

Destaque da neve deste ano dias 20 e 21 de Agosto:

Como Geógrafo e Pesquisador sobre a Fenômeno da Neve no Brasil, destaco 05 fundamentais registros nesta neve:

  1. Aqui no Estado sem dúvida, mais uma vez São Francisco de Paula e região confirmaram que o local GOSTA DE NEVAR, e um dos motivos deve-se a sua localização geográfica próximo ao litoral e não tanto pela altitude do relêvo.
  2. A ocorrência de neve novamente no Pico das Montanhas nos Campos dos Padres na região do Município de Anitápolis no dia 21 de agosto, assim como o ocorrido também em julho de 2013. Neve também no Pico Araçatuba(1.673m) em Tijucas do Sul na Região Metropolitana de Curitiba.
  3. Precipitação na Capital CURITIBA em alguns Bairros da cidade na noite do dia 21 de agosto e em outros pontos na forma de chuva congelada.
    Conforme relatado no Livro ” Curityba Sob a Neve ” editado em 2019, os últimos anos da ocorrência de neve ocorreram em Curitiba nos anos de 1975, 1979,1981, 1987, 1988 e em 2013.Chuva congelada em 18/07/2017.
  4. Repetiu-se a queda de Neve simultâneamente nos três Estados do Sul como o ocorrido em Julho de 2013.
  5. Recorde de temperatura mínima no Morro da Igreja no dia 21 de agosto com -8.6°C desde a sua abertura da Estação do INMET em 2007 e a menor do Sul do Brasil em 20 anos na Rede INMET( -9.0°C em São Joaquim/2000).

Mais O Especialista

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível