O Especialista
A impressionante e histórica onda de frio de novembro
Autor:
A onda de frio que iniciou no dia 31 de outubro e se estendeu até ontem no Sul do Brasil e fez história também com anomalia da temperatura entre os dias 01 e 05 de novembro também em todo o Sudeste, Centro e grande parte do Norte e nordeste do Brasil, deixará um legado na história Climática do Brasil, exigindo inclusive um estudo mais científico e aprofundado pelos Técnicos da área Meteorológica e Climática do nosso País.
Recorde de frio em Campo Bom:
A maior e mais intensa onda de frio em 38 anos para um mês de novembro na cidade completou 10 dias na última quarta-feira, dia 09, pois iniciou no dia 31 de outubro, que teve neste dia média diária de apenas 14.5°C, com anomalia para baixa de 5.3°C com a média de outubro e de 7.4°C com a média de novembro. A temperatura média nos primeiros 09 dias do mês fechou em 16.4°C (normalmente é 21.9°C). A média das mínimas fechou em 10.3°C (normal é de 16.1°C) e a média das máximas fechou em 24.2°C (normal é de 29.4°C), ou seja, diferenças impressionantes.
Todas as ondas de frio em novembro nos últimos 38 anos com no mínima 05 dias seguidos ocorreram nos primeiros 10 dias do mês e registraram médias superiores às registradas este ano. A que mais se aproximou deste ano ficou com média de 16.7°C, ou seja 0.3°C acima da registrada este ano.
Os destaques da onda de frio deste ano:
- Recorde de frio em 38 anos com mínima de 6.8°C no dia 02 de novembro superando o recorde anterior de 6.9°C registrado curiosamente também no dia 02 em 1988;
- Registro da noite mais fria para um mês de novembro com temperatura de apenas 10.4°C às 21h da noite do dia 02, superando os 12.3°C no mesmo horário registrado em 05/11/1992;
- Registro de 03 dias seguidos com mínimas de um dígito em novembro, com 8.5°C no dia 01, 6.8°C no dia 02 e de 7.6°C no dia 03. Situação semelhante apenas ocorreu nos anos de 1986 e em 2010, curiosamente nos mesmos dias entre 11 e 13 de novembro;
O que é relevante e não ocorreu na onda de frio:
Apesar de prolongada e intensa onda de frio este ano em novembro, não ocorreram situações climáticas relevantes já ocorridas em anos anteriores quais sejam:
- Não ocorrência de 04 dias com mínimas de um dígito como ocorrido na onda de frio ocorrida nos primeiros 07 dias de novembro em 1989 mas com média de 19.1°C com desvio à menor de apenas 2.8°C da normal histórica e 2.7°C acima do recorde deste ano.
- Ocorrência de 04 tardes com temperatura abaixo dos 20°C às 15h da tarde na onda de frio de 08 dias entre os dias 04 e 11 de novembro de 1999 contra apenas 01 dia este ano no dia 01. Naquele ano a temperatura média da onda de frio fechou em 17.7°C com 1.3°C acima deste ano.
Surreal a média da temperatura no Morro da Igreja em SC:
Ronaldo Coutinho da Empresa CLIMATERRA classificou como surreal a média e os dados do Morro da Igreja localizada no Município de Bom Jardim da Serra desde o início desta onda de frio histórica em 31 de outubro e que até o dia 08 de novembro registrou a máxima mais alta no dia 03 com 9.7°C e fechou com média diária de apenas incríveis 3.7°C até o dia 07.
Apenas na última quarta-feira dia 09 a máxima na Estação do INMET superou a barreira dos 10.0°C com 11.7°C após amanhecer frio com mínima de 3.0°C. No dia anterior, terça-feira dia 08 a máxima no Morro da Igreja foi de apenas 8.6°C e a mínima de 4.0°C. Este colunista teve o privilégio de estar no Morro da Igreja no dia mais frio desta onda histórica e presenciar e registrar a primeira precipitação de neve e chuva congelada oficial da histórica climática do Brasil no mês de novembro. Neste dia a mínima no local foi de -0.4°Ce a máxima de incríveis 2.5°C em novembro o que é extraordinário.
Vale ressaltar que a importância histórica da precipitação da neve e chuva congelada não é pela sua intensidade e não acumulação, mas pelo fato de ter ocorrido pela primeira vez no Brasil em pleno mês de Novembro e o privilégio de ter podido estar presenciando estes fenômenos in loco.
Nove geadas seguidas na Serra Catarinense:
Esta onda de frio histórica e inédita no Brasil em SC ocasionou 09 dias seguidos com geada no Planalto Sul Catarinense até ontem quinta feira dia 09. A primeira ocorreu no dia 02 e foi presenciada por este colunista e reportado na matéria da semana passada. Não basta-se o frio e a geada ocorrido no início da manhã da última terça-feira em São Joaquim, no mesmo dia no início da tarde ocorreu uma granizada de grandes proporçõrs em várias regiões da cidade, inclusive na área urbana e no pátio da CLIMATERRA(Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer). O fenômeno ocorreu por volta de 12h50 min e com duração de pouco mais de 15 minutos.
De acordo com a METSUL METEOROLOGIA um vórtice ciclônico na costa Sul do Brasil trouxe instabilidade e causou o fenômeno entre o Planalto Sul Catarinense e os Campos de Cima da Serra no RS. Um dos locais mais atingidos foi no Vale Caminhos da Neve situado a 03 km do centro de São Joaquim SC que ficou recoberto por uma grossa camada de granizo recobrindo a rodovia com intensidade e suficiente para dificultar a passagem de veículos pelo local como ilustra a imagem abixo feita por Mycchel Legnaghi.
Geada em cima do gelo:
Rara condição provocou a geada em cima do granizo que caiu no dia anterior no Vale Caminhos da Neve em São Joaquim em pleno 09 de novembro na última quarta-feira. Esta foi a geada de número 134 neste ano no alto da Serra Catarinense. O mês de novembro deste ano realmente está sendo inesperado, com temperaturas negativas, massa polar intensa, chuva congelada, neve, granizo e agora geada por cima do granizo, como ilustra outra imagem de Mycchel Legnaghi, a nossa última desta semana histórica