O Especialista
A gangorra climática deste mês de julho em Campo Bom
Autor:
Após registrar calor de 31.0°C e a máxima do Estado entre as Estações do INMET na segunda-feira dia 11, no dia seguinte às 9h da manhã registrou a mínima do dia com apenas 11.9°C com tempo encoberto e vento frio indicando a repetição da gangorra climática neste mês de julho em Campo Bom e região. A máxima durante o dia não passou dos 15.8°C.
Além de registrar máxima elevada no dia 11, o destaque foi o do registro da menor pressão atmosférica do ano com apenas 995,2 hPa entre às 18h e 20h da noite, indicando a possibilidade de ocorrência de rajadas de vento forte nas próximas horas com a chegada de uma Frente Fria ( Sistema de Baixa Pressão) que trouxe a instabilidade e vento forte que felizmente se limitou à 58,3 km/h da Direção SW sem maiores consequências.
Este nível tão baixo na pressão atmosférica foi menor ao registrado durante o “CICLONE BOMBA” que ocorreu no Estado e em nossa região no dia 30 de Junho de 2020 quando desceu até os 996,1 hPa às 13h da tarde naquela ocasião e com rajada de vento atingindo os 61,2 km/h. Este calor na segunda-feira de acordo com a METSUL Meteorologia foi resultado de uma intensa corrente de jato em baixos níveis da atmosfera que causou ainda vento do quadrante norte com rajadas fortes na região por vários momentos durante o dia.
As 13h da tarde quando a temperatura já atingia os 30.7°C, a pressão atmosférica já estava baixa com apenas 1.000,1hPa e com rajada de vento norte à 45,0 km/h conforme registros na Estação de Meteorologia da cidade. A temperatura que era de 30.2°C às 15h da tarde do dia 11 registrou no mesmo horário no dia seguinte a temperatura de 13.9°C, ou seja, uma diferença de 16.3°C. Conforme dados da METSUL na segunda-feira dia 11 as máximas atingiram os 32.2°C em Parobé, 31.5°C em Santa Cruz do Sul todas as Estações privadas.
A última vez que tinha feito tanto calor aqui ocorreu no dia 25 de maio com máxima de 30.2°C. Anteriormente tivemos o registro de 30.3°C no dia 25 de abril e de 35.9°C no dia 27 de abril o que soma apenas 04 dias com máxima igual ou superior a 30°C em nossa cidade desde o dia 30 de março, ou seja, num período longo de 107 dias até ontem dia 14 de julho, o que é muito raro ocorrer. Modelos da quarta-feira última a longo prazo não estão indicando o retorno de temperaturas muito altas até o final de julho. A imagem em destaque da coluna desta semana ilustra a alta temperatura registrada no termômetro central da cidade na última segunda-feira, dia 11, com crédito deste colunista.
Ainda nada comparável ao ocorrido em julho de 2020:
Apesar da repetição de vários episódios da gangorra climática este mês de julho em Campo Bom desde o início do mês, ainda está longe de se aproximar ao nível ocorrido há dois anos na cidade. Naquele ano o dia 16 foi extremamente frio com a máxima ficando apenas em um dígito com 9.4°C após amanhecer com geada fraca com mínima de 4.2°C. Logo em seguida entre os dias 18 e 24 de Julho foram registrados 07 dias consecutivos com máximas variando entre 30.3°C e 31.9°C.
Mesmo assim no mês ocorreram 09 dias com geada e com mínima negativa de -0.2°C no dia 15, além de uma grande enchente com seu auge ocorrendo no dia 09 de julho e assim mesmo o mês de julho fechou com média de 0.6°C abaixo da normal histórica. É interessante recordar que na coluna da semana do dia 24 de julho de 2020 o título foi “JULHO DE 2020 CLIMATICAMENTE SURREAL”.
Ótimo volume de chuva nesta semana:
A precipitação que iniciou tímida este mês acumulando apenas 11.8 mm até o dia 10, obteve um volume significativo entre a noite da segunda-feira dia 11 até o início da madrugada do dia 12 com total de 36.8 mm e o acumulado do mês já soma 48.6 mm oi que corresponde a 29,5% do total esperado para julho que é de 164.9 mm em sua média histórica(1985/2021). Modelos do meio da semana estavam prevendo o retorno da instabilidade e que deve se prolongar até amanhã sábado.
Mínima de 5.5°C na quarta-feira dia 13:
O amanhecer da quarta-feira dia 13 em Campo Bom foi de frio com mínima de 5.5°C acompanhada por um forte nevoeiro que foi um dos fenômenos que impediu a formação da geada na cidade e queda maior na temperatura.
Além disso a nebulosidade do dia anterior persistiu até o início da madrugada da quarta-feira, pois somente após a 1h quando a temperatura ainda era de 10.7°C caiu para 8.9°C às 2h e 5.5°C às 6h quando teve início o nevoeiro.
Frio e geadas no RS:
O frio e as geadas forma significativas no amanhecer da quarta-feira no Estado na última quarta-feira dia 13. O recorde de frio foi observado em Pinheiro Machado no Sul do RS em Estação particular Curral de Pedra com mínima de -3.6°C e provável geada forte. Em São José dos Ausentes nos Campos de Cima da Serra em Estação privada do Rancho Felicidade a mínima foi de -0.8°C. Mínima de 0.7°C foi registrada em Lavras do Sul e em Vacaria também em estações privadas e com provável geada. Já em Bagé na Estação do Centro a mínima foi de 1.3°C. Aqui próximo no Bairro Lomba Grande, Zona Rural de Novo Hamburgo a mínima foi de 5.3°C, enquanto que na Região do Castelinho em Canela RS a mínima foi de 2.7°C e na Estação Tainhas em São Francisco de Paula a mínima foi de 1.6°C, onde a geada foi classificada com intensidade fraca por moradores da cidade.
Frio intenso em SC:
Já em SC como sempre, o amanhecer da quarta-feira dia 13 foi com frio intenso e geadas fortes. A mínima no Estado ocorreu em São Joaquim SC/PWS na Estação Corujas 1 com -4.5°C e as 08h30min já registrava 3.1°C. Em Bom Jardim da Serra na Estação Terra do Gelo a mínima foi de -3.6°C mesma mínima observada em São Joaquim na Estação Corujas/Davis. Mas na Estação Monte Alegre também em São Joaquim a mínima foi de -3.8°C (negativa). Mesmo perto do centro de São Joaquim na Estação Jardim Bandeira/Tadeu a mínima foi de -1.7°C. Na sede da Empresa CLIMATERRA na Estação local a geada foi forte com mínima de -0.1°C no abrigo e de -6.8°C na relva. Conforme informações de Ronaldo Coutinho ás 20h30min.
Da terça-feira já havia formação de geada no pátio da Climaterra com -4.4°C no termômetro de relva. No levantamento da CLIMATERRA (Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer) neste dia já somava 67 dias com geada e 42 dias com marcas negativas em SC neste 2022. A imagem acima ilustra a geada forte registrada no Vale Caminhos da Neve que fica a 3.0 km do centro de São Joaquim com Crédito de Mycchel Legnaghi onde fez -2.4°C.
O tempo no litoral norte dias 09 e 10 de julho:
O segundo final de semana de julho foi de tempo bom mas com predomínio da nebulosidade, tanto no sábado como no domingo no Litoral Norte que tiveram nestes dias temperaturas variando entre os 14°C e 22°C no período da tarde. O mar estava de tom achocolatado e muito frio sem condições de banho. Devido ao vento Nordestão insistente nestes dias a sensação era de frio principalmente à sombra. A última imagem de hoje ilustra como estava o tempo na tarde do domingo dia 10 em Atlântida Sul RS com Crédito de Joel Rocha Borges.
Julho está com desvio a maior de 3.4°C:
Pelo menos nestes 12 primeiros dias de julho, a média da temperatura fechou em 17.1°C, ou seja, com desvio á maior de 3.4°C que deverá ser revertido chegando à média histórica em 38 anos que é de 13.7°C. O frio registrado na quarta-feira e os modelos da quarta-feira dia 13 prevendo o retorno do frio intenso a partir do próximo domingo e se estendendo por toda a semana vindoura deverão reverter o quadro da média do mês que está fora do padrão normal. Aguardaremos..