O CTG M´Bororé em colocando Campo Bom em destaque no cenário artístico do tradicionalismo. Os frequentes prêmios das invernadas do CTG e a valorização e realização de eventos fazem com que o M´Bororé fique conhecido como um dos mais fortes centros da cultura gaúcha. Para reforçar essa posição no próximo final de semana, nos dias 9, 10 e 11 de Junho, acontece a XIX edição do Sarau de Arte Gaúcha. O evento traz a Campo Bom os maiores nomes da nossa cultura, muitos testando já suas invernadas de olho no Encontra de Artes e Tradição Gaúcha, o Enart, que esse ano acontece no mês de Novembro em Santa Cruz do Sul.
No Sarau, as prendas e os peões serão avaliados nas mais variadas formas da cultura gaúcha, como declamação, invernadas de dança, músicos, intérpretes entre outras expressões culturais do nosso estado. Os candidatos são divididos dentro das suas habilidades de acordo com as idades, mirim, juvenil, adulto e veterana. A comissão avaliadora tem muitos nomes que também fazem a avaliação do Enart e isso é valorizado por prendas e peões.
Um fato inédito acontecerá nesta edição: Os visitantes que chegarem ao M´Bororé serão recebidos pela primeira prenda mirim Cecília Scholz e pela primeira prenda do estado do Rio Grande do Sul Renata da Silva. Ambas receberam a distinção em 27 de Maio, na 47ª edição da Ciranda das Prendas do estado realizada na cidade de Bagé. Pela primeira vez na história um mesmo CTG consegue ter a primeira prenda mirim e a adulta e um dos primeiros eventos em que elas estarão será justamente em sua casa o CTG M´Bororé.
Na última sexta-feira, 02, durante o ensaio da invernada mirim, as prendas falaram um pouco de como foi a conquista e todo o caminho que foi percorrido para chegar ao título estadual. A preparação dura cerca de dois anos e tem algumas fases que devem ser ultrapassadas quando as prendas mostram todo seu conhecimento sobre a cultura gaúcha.
A primeira prenda tem um papel fundamental na sequência da cultura gaúcha. Todos os demais integrantes de todos os CTG´s se espelham no comportamento de quem enverga a faixa de primeira prenda do estado.
Campo Bom já está na história do tradicionalismo com a primeira dupla conquista. As meninas ressaltam toda a importância e do apoio que o CTG M´Bororé teve.
Para os leigos é difícil explicar o que exatamente representa o título de uma Primeira Prenda do Estado. A comparação que logo é feita é com o papel de uma miss. Porém a Primeira Prenda é muito mais que isso, transforma-se praticamente em um estandarte da cultura gaúcha.
Será um longo ano para Cecília e Renata. As Primeiras Prendas terão uma série de eventos e locais em que terão de estar, representando e personalizando a nossa cultura. Uma figura pública tem suas vantagens e tem também alguns compromissos. O primeiro reflexo disso, em um mundo de redes sociais é o assédio imediato.
O momento mais importante de todos os três dias da Ciranda de Prendas foi o anúncio oficial das vencedoras. Se trazer um título para o CTG M´Bororé já seria uma glória máxima, voltar pela primeira vez com dois foi acima de todas as expectativas de todos os representantes da 30ª Região Tradicionalista a quem Campo Bom pertence. As meninas relembram todos os detalhes daqueles segundos que certamente não serão esquecidos tão cedo.