A Polícia Civil por meio da 1ª DIN/Denarc, após mais de um ano de investigação, deflagrou a Operação Valor Perdido e cumpri uma ordem de busca e apreensão domiciliar e uma ordem de prisão preventiva contra líder de organização criminosa atuante na região metropolitana de Porto Alegre e litoral gaúcho.
O homem foi localizado e preso em apartamento de alto padrão na cidade de Capão da Canoa no final da tarde desta sexta-feira, sendo também apreendidos em seu imóvel 3 mil reais em espécie e telefones celulares.
Quer receber notícias do Tudo Online em primeira mão, então clique aqui e entre em nossa comunidade no whatsapp
O início da investigação
Segundo o Delegado Gabriel Borges, a investigação iniciou a mais de um ano, quando a mulher do líder foi presa em flagrante por lavagem de dinheiro na cidade de São Leopoldo.
Na ocasião a 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico/Denarc apreendeu mais de R$ 800 mil reais em espécie com a mulher, valores oriundos da venda de entorpecentes.
Na época chamou atenção a absurda quantidade de dinheiro, bem como a forma que estavam acondicionados, pois estavam enrolados em papel alumínio e inseridos em balões plásticos, o que indicava que o dinheiro seria enterrado e a proteção era para evitar deterioração.
Com o avançar da investigação foi possível verificar que os valores pertenciam ao marido da presa, alcunha TH, um dos líderes da mencionada facção, e que a mulher era uma de suas operadoras financeiras.
Diante da elucidação foi representado pela prisão preventiva do indivíduo e, após o deferimento judicial, foi feito um longo trabalho de monitoramento para descobrir sua localização, pois se ocultava para evitar sua possível prisão.
Leia também:
Campo Bom tem um dos melhores índices de recolhimento de lixo do país
Atual campeã, MC Tubarão faz sua estreia no Campeonato Gaúcho de Super Turismo 2024
Usuário de drogas é encontrado morto no Imigrante
Defesa Civil lança alerta meteorológico para temporais neste final de semana
Quem é o preso
TH ou bode desempenha papel de liderança nessa organização criminosa, o que por si só é constatado com os valores que foram aprendidos com sua esposa.
Essa facção criminosa possui estreita relação com a organização criminosa que atua no Vale dos Sinos, sendo parceiros em várias atividades criminosas.
Enquanto esteve preso TH controlava toda a entrada de drogas e celulares no complexo prisional de Charqueadas e na Penitenciária Estadual do Jacui.
Foi nesse período que o homem acumulou elevado patrimônio oriundo do tráfico de drogas e converteu esses valores com aquisição de imóveis no litoral norte gaúcho, sítios na região metropolitana e residências em Santa Catarina.
A investigação inicial aponta que os mais de 800 mil reais apreendidos com a esposa de TH seriam enterrados em um de seus sítios na cidade de Maquiné, no litoral norte gaúcho.
O Delegado Gabriel Borges destaca que o resultado do trabalho é fruto de uma investigação altamente técnica dos policiais da 1ª DIN do Denarc, que não limitaram a atuação apenas ao flagrante delito, mas aprofundaram os trabalhos para ligar o verdadeiro proprietário ao material de origem ilícita apreendida.
O Delegado Alencar Carraro, Diretor de Investigação do Narcotráfico, reforça que uma das principais diretrizes do trabalho do Denarc é prender e responsabilizar criminalmente líderes do narcotráfico e evitar que desfrutem do dinheiro obtido com o tráfico de drogas.
A ação integra a estratégia da Polícia Civil de intensificar as ações e investigações contra o tráfico de drogas, sempre buscando lideranças e a descapitalização das organizações criminosas.
A investigação prossegue e os próximos passos do trabalho se concentram em identificar e localizar o patrimônio obtido com o tráfico de drogas.