Os casos de dengue, em todo o Rio Grande do Sul, vêm batendo recordes nestes primeiros dois meses de 2024. Até esta segunda-feira (26), o estado já registrou quase 7,5 mil casos, de acordo com dados da SES disponibilizados no site dengue.saude.rs.gov.br.
Quer receber notícias do Tudo Online em primeira mão, então clique aqui e entre em nossa comunidade no whatsapp
Em Campo Bom, há 35 casos confirmados. Foram registradas 216 notificações, com 136 negativos e 45 em investigação. Se surgirem sintomas, como febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares, é indicado ir até o posto de saúde mais próximo, que fará o encaminhamento, se necessário, para o Hospital Lauro Réus.
Leia também:
Últimos dias para garantir até 22,40% de desconto na quitação do IPVA 2024
Prorrogado até quarta-feira prazo do processo seletivo para estagiários na prefeitura
Campeonato Municipal de Futebol inicia no próximo domingo
Defesa Civil emite alerta de temporais
Em todos os casos, confirmados ou não, é orientada a ingestão abundante de água. A recomendação é de que, para cada quilo corporal, deva-se ingerir 60ml por dia. Ou seja, uma pessoa de 80kg deve consumir cerca de cinco litros de água diariamente. O vírus da dengue provoca a desidratação das células, necessitando de uma maior reposição de líquido.
A avaliação médica determina se o paciente vai precisar realizar coleta de sangue para confirmar ou não o caso de dengue. A aplicação de soro não é necessária em todos os casos, bastando a ingestão de líquido em grande quantidade e medicamentos para combate dos sintomas o suficiente para curar a dengue.
Lembre-se: evite o consumo de remédios sem a prescrição médica, pois você poderá se intoxicar ou agravar o quadro de saúde. Busque a unidade de saúde mais próxima, pois ela está preparada para realizar o primeiro atendimento.