O governador Eduardo Leite participou, a quinta-feira do ato de assinatura do termo de ajuste para implementação do Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem) para dez indústrias, no Auditório do Governo, na 46ª Expointer. Juntos, os investimentos somam R$ 190,2 milhões. O incentivo anunciado consolida um processo que permitiu a criação de 1.159 empregos diretos.
O Fundopem é um programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que consiste no financiamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incremental, oriundo da comercialização dos produtos fabricados com posterior abatimento, que pode chegar a 90%. Na parceria que é realizada entre o governo do Estado e a iniciativa privada, há uma série de condições para a concessão do benefício, como a geração de emprego e a regularidade com obrigações fiscais e ambientais.
Leia também:
Campo Bom teve seis ganhadores no sorteio da Nota Fiscal Gaúcha de agosto
Aberto edital para cadastramento de entidades interessadas em verbas de penas pecuniárias
Abertura da Expointer marca mais um recorde de público e de negócios
Final de semana será de nebulosidade e pancadas de chuva, semana poderá ter toda a chuva esperada para setembro
O ato reuniu representantes das dez empresas beneficiadas. Dessas, duas são de grande porte, sete de médio e duas de pequeno. Elas atuam nos ramos de alimentos, automotivo, implementos rodoviários, madeira, celulose e móveis, metalomecânico e petroquímica, plásticos e borracha. As plantas estão instaladas em Campo Bom (1), Caxias do Sul (1), Cruzeiro do Sul (1), Entre-Ijuís (1), Nova Boa Vista (1), Novo Hamburgo (1), São Leopoldo (1), Taquara (1), Torres (1) e Viamão (1).
Quer receber notícias do Tudo Online em primeira mão, então clique aqui e entre em nossa comunidade no whatsapp
A empresa campo-bonense contemplada é a Verallia. A liberação faz parte do conjunto de incentivos dado pela Prefeitura de Campo Bom e pelo Governo do Estado para a ampliação do parque fabril da empresa. As obras que estão em andamento farão com que a empresa consiga dobrar a sua capacidade de produção através da construção de um novo forno e a ampliação da planta existente. Com a ampliação a expectativa é de gerar mais de 170 empregos diretos, além dos indiretos. O investimento total da empresa na ampliação supera os R$ 500 milhões.