A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu, desde segunda-feira (10/7), 19 alertas para avisar a população sobre as condições do tempo e riscos de transtornos no Rio Grande do Sul. Antes do ciclone extratropical atingir o Estado na noite de quarta-feira (12/7), o governo adotou diversas medidas preventivas.
Após o fenômeno meteorológico, o trabalho continua, a fim de orientar a população acerca da possibilidade de enchentes. O último alerta saiu no início da manhã deste sábado quando os moradores da região cadastrados receberam um alerta de inundação do rio do Sinos.
Todos os alertas da Defesa Civil Estadual são enviados por SMS diretamente para o celular das pessoas que se cadastraram no serviço 40199, disponibilizado gratuitamente pelo governo gaúcho. As mensagens são enviadas conforme a região dos usuários cadastrados e informam sobre temporais, deslizamentos e inundações, entre outras situações.
Leia também:
UBS Celeste abre neste sábado
Motoristas que não pagaram IPVA em 2023 devem regularizar situação até esta sexta-feira para evitar dívida ativa
Desenrola Brasil: renegociação de dívidas da Faixa 2 começa na segunda
Rio segue subindo e passa a ser preocupação
Semana começa com geada e termina com a volta do calor
Para receber os alertas no celular, basta o cidadão enviar um SMS para 40199 e digitar o CEP de seu endereço. A Defesa Civil recomenda que todos façam o cadastro, porque esse canal de comunicação é considerado um importante aliado na prevenção e mitigação dos efeitos de desastres naturais.
Atualmente, 735.078 pessoas estão cadastradas para receber os alertas no Estado. Esse número representa apenas 6,46% da população, conforme informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável pelo sistema Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), utilizado para os envios no Estado.