Diversas atividades que valorizam a história do Município! A Semana de Campo Bom começou nesta segunda-feira (05) e segue até domingo (11). A comemoração remete a data de 6 de junho de 1959, quando Adriano Dias, em conjunto com a Câmara de Vereadores, assumiu definitivamente a administração de Campo Bom como primeiro prefeito, quando o município se emancipou em 31 de janeiro do mesmo ano.
Entre as atrações, está a exposição fotográfica “Recortes do Cotidiano Campo-Bonense”, que foi lançada nesta segunda na galeria de arte do Espaço Cultural Dr. Liberato, o prédio da antiga estação ferroviária. A curadoria é do historiador Roberto Atkinson que, através do acervo da Associação Pró-Memória, selecionou fotos e objetos que retratam o cotidiano do cidadão campo-bonense através dos anos.
Além do antes e depois das estruturas, há também registros fotográficos da construção da ponte da Barrinha, da balsa, do antigo Grupo Escolar, dos desfiles cívicos dos anos 70, da olaria e da ciclovia.
A visitação é gratuita, e pode ser feita de segunda a sexta-feira das 8h às 18h; e no sábado das 8h às 12h. Mais informações pelo telefone (51) 3597-4547.
Leia também:
Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira
Campo Bom preserva a última área de Mata Atlântica
Whatsapp apresenta instabilidade na tarde desta segunda-feira
Operação da Polícia Civil prende homens que recrutavam jovens para atos neonazistas
Pinturas que retratam a imigração ao Rio Grande do Sul
A exposição de obras do artista Estephanio Fusbach segue no saguão do Centro Administrativo durante os meses de junho e julho. As obras estão divididas em três galerias temáticas e foram selecionadas pela Diretora de Cultura da PMCB Renata da Silva e pelo historiador Roberto Atkinson.
A primeira galeria, com pinturas em óleo sobre tela, reproduz residências em áreas rurais, representando o processo de fixação dos imigrantes no novo continente. Constam nesta galeria quadros que representam o processo de aculturamento do imigrante, com cenas gaúchas.
Na segunda galeria, estão pinturas em óleo sobre eucatex, cedidas do acervo da Associação Pró-Memória. Nas telas, é possível identificar a vista da residência do próprio artista em Campo Bom.
Por fim, três telas destacam o aspecto religioso campo-bonense, com duas pinturas da Antiga Igreja Evangélica, em diferentes períodos da história, e também uma pintura que traz um ângulo diferente das igrejas na Avenida Brasil, em que é possível visualizar as três cruzes.
Histórias de Campo Bom contadas em vídeo
Um documentário, dividido em três episódios, produzido no ano de 2021 pelo Departamento de Cultura da SMEC, conta a história da cidade em três períodos distintos: colônia, transição e urbanização.
Alunos da rede de ensino campo-bonense poderão conferir a exibição do documentário na sala de cinema da Praça CEU durante todo o mês de junho. Serão duas sessões: na segunda-feira à tarde e na quarta-feira pela manhã.
O agendamento deve ser feito diretamente com a coordenação do espaço pelo telefone (51) 3597-4752.