A proposta de trazer para Campo Bom a referência oncológica dos atendimentos de pacientes do Vale do Sinos ganha força. Nesta sexta-feira (02), apenas 10 dias após o prefeito Luciano Orsi apresentar a intenção à secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, a equipe diretiva da Oncoprev realizou uma primeira visita técnica ao Hospital Lauro Reus (HLR).
A Oncoprev é a clínica responsável pelos atendimentos oncológicos em Taquara, hoje a referência da região. De acordo com o prefeito, o projeto é ceder área ao lado do HLR para que seja construído um novo prédio, com o objetivo de diminuir o deslocamento dos pacientes, uma grande preocupação. Para a secretária municipal de Saúde, Drª Suzana Ambros Pereira, são necessários mais dois centros oncológicos na região metropolitana, por isso Campo Bom se habilitou, para atender os pacientes campo-bonenses e das cidades mais próximas.
Leia também:
Prefeito Luciano Orsi assume a Famurs na próxima terça-feira
Programa de limpeza de fossas sépticas vai ser iniciado este ano em Campo Bom
ESF Aurora também abre neste sábado
Atualização cadastral para condutores de carroças está disponível no CRAS
O diretor da Oncoprev, Ramon Ritter, pontua que, para a habilitação em procedimentos de alta complexidade, é preciso ter estrutura hospitalar adequada, e Campo Bom tem. “Hoje, é ‘a menina de ouro’, estruturada para uma habilitação rápida”, afirma Ramon. A construção do prédio, na área cedida pela Prefeitura, seria com recursos da própria Oncoprev. Neste cenário, com os pacientes do Vale do Sinos vindo para o HLR, Taquara continuaria atendendo outra região.
As tratativas com os governos do Estado e Federal já estão em andamento e, com a elaboração de projeto e realização de vistorias, a expectativa é de que até o final de 2023 haja um parecer definitivo sobre a questão.