Conecte-se conosco

Geral

Niar Formas é a primeira empresa do Distrito Industrial

Um dos maiores projetos da história de Campo Bom, o Distrito Industrial, já sabe qual é a primeira empresa do novo loteamento, pelo menos no que diz respeito à assinatura do contrato. Trata-se da Niar Formas, fabricante campo-bonense de formas plásticas para artigos de construção, como pisos e lajotas.

Na quarta-feira (19), o prefeito Luciano Orsi assinou o termo de doação com encargos de um lote de 2.520 m² do distrito para a empresa, vencedora de procedimento licitatório na modalidade concorrência pública.

 

Leia também:

Fórum de Campo Bom passa para entrância intermediária

Vem aí nova turma do Projeto Pescar para jovens campo-bonenses

Primeira etapa do Circuito de Vôlei de Areia movimentou o Parcão

Recomendação da dose bivalente é ampliada para população com mais de 18 anos

O prefeito classifica o Distrito Industrial como uma das principais realizações da sua gestão. “Nós, que também somos empresários, sabemos da importância de se ter boas condições para empreender. E conseguimos isso através do investimento da Prefeitura, uma estrutura adequada para as empresas, mediante exigências de sustentabilidade, geração de emprego e renda, pois é isso que movimenta as políticas públicas do município”, observa. Ele destaca ainda que o projeto visa “sedimentar o caminho para o futuro da cidade”, já que ao garantir a expansão e a chegada de mais empresas, assegura-se recursos para investir cada vez mais em educação e saúde pública, por exemplo.

Nos próximos dias, com a assinatura de mais contratos, o total de empresas do novo loteamento chegará a nove. “O distrito começa a ser ocupado, já temos todas as empresas vencedoras do edital. Campo Bom dá um passo importante no desenvolvimento econômico. Também estamos bastante satisfeitos com a modalidade do edital e, principalmente, por trazer a pauta de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, fator que garante a sustentabilidade dos empreendimentos”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Henrique Scholz.

Termo de doação com encargos de lote da área pública foi assinado na quarta-feira (19) e o negócio deve estar em pleno funcionamento já no segundo semestre (Fotos: Weslei Fillamnn/PMCB)

Enquanto isso, vamos conhecer um pouco mais do projeto da Niar Formas em entrevista exclusiva com Ferdinando Adilio Ascoli, diretor da empresa:

1. Por que a Niar Formas optou por se instalar no Distrito Industrial?

A opção de se instalar no Distrito Industrial é pela localização, onde vai ser um polo com várias indústrias, pela posição do loteamento, junto à RS-239, o que facilita muito a questão logística, os trâmites de transportadora. Tudo isso vai facilitar bastante! É uma zona própria para o crescimento e desenvolvimento da empresa.

2. A empresa já opera em Campo Bom, correto? Trata-se, portanto, de uma expansão e a empresa passará a ter duas unidades?

Sim, a empresa já opera em Campo Bom. Trata-se de uma expansão. Atualmente, a empresa está num prédio que limita o seu crescimento e nós queremos, nos próximos anos, dobrar ou triplicar de tamanho. Quando eu digo dobrar, é em volume de negócios, faturamento e número de empregos gerados para a comunidade.

A empresa seguirá, por enquanto, com um CNPJ, uma unidade que será no Distrito Industrial. O prédio atual será usado como depósito ou será desativado.

3. Quantos empregos serão gerados pela empresa?

Atualmente, a empresa utiliza no seu quadro em torno de 10 funcionários, entre administrativos, vendas, parte operacional, que são os chamados diretos. E tem mais os indiretos, representantes, terceiros que a empresa também contrata. O objetivo para os próximos dois, três anos, é dobrar ou triplicar o quadro de funcionários.

Lógico, isso vai depender muito da economia, do quadro geopolítico que ainda está um pouco conturbado, mas dentro de uma normalidade, buscamos um crescimento sadio e de longo prazo.

4. Qual é a previsão de início das operações da Niar Formas no Distrito Industrial?

A previsão de início é até metade do segundo semestre. Esperamos que até setembro as obras estejam todas concluídas, tenham saído todas as licenças de operação, de instalação. Já estamos com transformadores adquiridos, só estamos aguardando a liberação para construção do prédio, o que acreditamos que leve em torno de 120 dias. Logo na sequência, vamos iniciar a operação.

Acredito que possamos ser a primeira empresa a iniciar a operação no novo Distrito Industrial. Já estamos com tudo bem alinhado. A previsão é ainda dentro deste ano, se possível no início ou no meio do segundo semestre de 2023.

Por fim, Ferdinando destaca o papel da Prefeitura no incentivo ao desenvolvimento econômico local e ao crescimento das empresas campo-bonenses:

Eu gostaria de registrar meus parabéns ao prefeito Luciano Orsi, aos secretários, ao pessoal que está trabalhando neste projeto. Muitas empresas saem de Campo Bom, ou deixam de crescer na nossa cidade, por dificuldades, espaço, custo. Mas a Prefeitura, o atual prefeito, essa administração, estão focando não no agora, mas no futuro, pois qualquer empresa que venha para Campo Bom, que amplie, quem ganha é a comunidade.

As facilidades que a Prefeitura trouxe para os empresários que estão indo para o distrito, como a facilidade de pagar através de contrapartidas. Porque a Prefeitura não está dando nada, está facilitando. No mundo dos negócios não existe almoço grátis, o que existe são parcerias. A Prefeitura está incentivando e através dos impostos, dos investimentos que cada empresa vai fazer nesta zona industrial, em ampliação e crescimento, é a comunidade e toda cidade que sai ganhando. Os impostos vão para o nosso município, os empregos vão para a comunidade. Parabéns a todos os envolvidos.”

Mais Geral

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível