Você sabia que cerca de 150 mil pessoas são abastecidas pela água captada no Rio do Sinos em Campo Bom? Quarta-feira (22) é o Dia Internacional da Água, quando lembramos deste bem precioso tão importante para a nossa vida.
O prefeito Luciano Orsi comenta sobre o sistema instalado em Campo Bom, que permite atender de forma qualificada boa parte da região. “Ter uma estrutura tão importante para garantir um atendimento básico qualificado mostra a força que Campo Bom possui na região, principalmente com relação as outras cidades atendidas pelo sistema daqui”.
Desde 2021, com a atualização do sistema de captação de água pela Corsan, Campo Bom garantiu que, somente em caso de seca total do Rio dos Sinos, os outros 3 municípios atendidos pela cidade – Sapiranga, Estância Velha e Portão – ficariam sem fornecimento de água. Hoje, o sistema tem a capacidade de captar 40.000m³ dia, levando para as estações de tratamento. A primeira estrutura instalada em Campo Bom foi implantada em 1972, tinha capacidade menor de captação e sofria de problemas mecânicos devido a entrada de ar nos equipamentos.
Leia também:
Vacina bivalente contra a covid-19 é liberada para todos os grupos prioritários
Rodada do final de semana embola tabela do municipal de Futebol
Programa Nota Fiscal Gaúcha alcança marca de 3 milhões de usuários
No próximo final de semana tem evento de games antigos em Campo Bom
Foram mais de R$ 26 milhões de reais investidos pela iniciativa privada, fortalecendo a importância de Campo Bom no saneamento básico no Vale do Sinos. João Flávio, secretário de Meio Ambiente, fala que “o investimento mostra o cuidado que temos em qualificar o saneamento básico na cidade, visto que estamos realizando adequações referentes ao Plano Nacional de Saneamento Básico, que prevê metas a serem alcançadas por todos os municípios”.
Consumo de água e população atendida
A Companhia Riograndense de Saneamento, Corsan, realiza a captação e tratamento da água coletada do Rio do Sinos. Segundo a companhia, nos últimos anos, o consumo de água em Campo Bom segue com o mesmo nível, sem aumento ou queda.
De acordo com números da empresa, em fevereiro, foram produzidos 1.150.138m³ de água tratada, para fornecimento das cidades citadas anteriormente. Estância Velha e Portão receberam, juntas, 384.875m³ de água. Para Sapiranga, foram destinados 385.380m³ e, em Campo Bom, permaneceram 379.883m³ de água.
Estância Velha e Portão possuem 53.459 pessoas atendidas pela captação realizada em Campo Bom, enquanto que Sapiranga conta com 54.912 clientes e a nossa cidade atende 48.439 campo-bonenses.