Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura realiza mutirão de castrações de cães e gatos da Ocupação Resistência e Luta

No Dezembro Verde, mês de conscientização contra os maus-tratos e abandono de animais, mais uma ação da Prefeitura de Campo Bom que atesta o compromisso com o bem-estar animal. Está em andamento um mutirão de castração e chipagem de cães e gatos da Ocupação Resistência e Luta, na Av. São Leopoldo. A expectativa é de que em torno de 50 animais que vivem na ocupação sejam atendidos.

O secretário municipal de Meio Ambiente, João Flávio da Rosa, esteve no local na segunda-feira para acompanhar o recolhimento dos primeiros cães. Eles foram levados para a clínica veterinária Patas do Mundo, em Porto Alegre. A estimativa é de que todos os procedimentos sejam realizados até janeiro.

Leia também:

Amigos e familiares organizam vakinha online para reconstrução de casa atingida por incêndio no Bem Viver

Aluno de Campo Bom é Ouro na 17ª na Olimpíada Nacional de Matemática

Família registra boletim de ocorrência após ser confundida com criminosos

Homem encontrado morto com mais de 20 tiros, Polícia Civil vai investigar autoria

A decisão de procurar a Prefeitura a fim de buscar uma solução para a questão do controle populacional dos animais foi dos próprios moradores, destaca Denise de Oliveira, presidente da associação da ocupação. A demanda foi prontamente atendida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

Para o prefeito Luciano Orsi, trata-se de uma questão de saúde pública. “É uma forma de diminuir o risco de transmissão de doenças de animais para moradores, algo comum em locais com muitos cães e gatos”, observa. A clínica Patas do Mundo venceu licitação que prevê realização de 210 castrações e o investimento é de pouco mais de R$ 57 mil.

O momento é oportuno também para alertar a população a respeito do abandono de animais, o que se tornou recorrente na região, um ato que é considerado crime federal e que prejudica os moradores da ocupação, aponta o secretário João Flávio.

Quase 900 castrações gratuitas

O Cempra realizou 815 castrações de cães e gatos entre 1º de janeiro e 20 de dezembro de 2022. Os atendimentos, gratuitos, são para animais de rua e de famílias de baixa renda comprovada. Nos casos de mais alta complexidade, principalmente animais de grande porte, os procedimentos são realizados por clínicas terceirizadas. No mesmo período, o Cempra encaminhou 73 castrações para clínicas veterinárias.

Mais Geral

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível