Geral
Campo Bom é 1º lugar na categoria Professor de Escola Pública, na Mostratec
Autor:
Mais uma vez, Campo Bom fez bonito na Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. A rede municipal de ensino de Campo Bom esteve representada no evento com oito projetos e conquistou o 1º lugar na categoria Professor de Escola Pública, com trabalho desenvolvido pela professora Tatiana Oliveira, com os alunos da Emef Dona Augusta. Esse mesmo projeto, em setembro, conquistou o prêmio Destaque no XVII Salão UFRGS Jovem.
“Essa visão criativa e desafiadora do educador, que leva o aluno a desenvolver sua potencialidade e a encontrar soluções práticas e acessíveis para seus problemas cotidianos passa por uma postura de valorização e respeito da gestão pelos profissionais da educação. Parabéns à professora Tatiana e a toda a comunidade escolar da Emef Dona Augusta pelo prêmio na Mostratec. Mais essa conquista mostra o quanto é acertada nossa proposta de valorização da educação”, observa o prefeito Luciano Orsi.
A secretaria de Educação e Cultura, Simone Schneider, também comemora mais essa conquista. “O simples fato de participar de eventos da grandeza da Mostratec já é motivo de alegria; aparecer entre os melhores nos estimula a continuarmos trabalhando com toda a dedicação e determinação”.
Leia também:
Prefeitura e Cervejaria Imigração 1824 promovem: 1ª Oktoberfest Campo Bom
Calor marca final de semana de eleição mas início de semana será de muito frio
Ministério Público alerta para o que pode e o que não pode neste domingo de eleições
Candidado a vice-governador encerra campanha com visita a Campo Bom
Abertas as inscrições para a 6ª Night Run
Quem tá na chuva…
O projeto “Quem tá na chuva não quer se molhar!” surgiu da necessidade de reduzir o número de faltas às aulas nos dias de chuva. Percebido o problema, os alunos passaram a reciclar guarda-chuvas danificados, transformando-os em capas de chuva. A professora orientadora do projeto conta que o número de faltas em todas as turmas da escola era algo preocupante em dias de chuva, pois muitos não tinham guarda-chuvas ou os que tinham estavam estragados. Além de resolver o problema da falta às aulas, os alunos perceberam, na busca pela “matéria-prima” para a confecção das capas, a quantidade excessiva de materiais jogados fora pela comunidade. A confecção das capas, desde o recorte, alinhavo e costura, envolveu todas as turmas da escola, em destaque o 5º ano que, devido ao seu forte engajamento ensinou às crianças menores a arte do corte e costura, promovendo a autonomia e tornando os alunos os principais agentes da construção do seu conhecimento.
Outros projetos:
Além de “Quem tá na chuva não quer se molhar!”, Campo Bom também teve os seguintes projetos na 37ª edição da Mostratec que terminou nesta quinta-feira, dia 27:
EMEF DUQUE DE CAXIAS – Bebê antes de nascer, como é possível respirar sem se afogar?;
EMEF OCTACÍLIO ERMINDO FAUTH – Choveu, que cheiro é esse?;
EMEF LÚCIA MOSSMANN – Doe vida, seja doador de órgãos e tecidos;
EMEF 25 DE JULHO – Dengue? Aqui não!;
EMEI CHAPEUZINHO VERMELHO – Os mistérios do fogo;
EMEI SEMPRE VIVA – O que é possível fazer usando os sentidos do corpo?;
EMEF MARQUÊS DO HERVAL (Pré 1 e 2) – Meus dentinhos mais limpinhos.
A Mostratec:
Estudantes de 21 estados do Brasil, além do Distrito Federal e outros sete países participaram da 37ª Mostratec. A feira é a maior do seu estilo na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.