Geral
Conheça os principais tipos de sushi, esta especialidade japonesa que já conquistou o coração (e o estômago) dos brasileiros
Autor:
Sushi é um tipo de comida originária do Japão que normalmente inclui:
• um peixe ou outro fruto do mar (muitas vezes cru),
• alguns vegetais e
• arroz prensado temperado com vinagre.
Quem vê um menu de restaurante japonês pela primeira vez, certamente fica confuso com os nomes e as variedades do sushi, então fizemos esta matéria sobre dos principais tipos de sushi encontrados no Brasil para facilitar para você na hora de escolher.
Em Campo Bom a House Sushi Delivery tem um cardápio variado e entrega o sushi fresquinho no conforto da sua casa. Para conhecer mais segue no instagram @sushi_house_delivery ou chama no whtsapp 51 998808743 e faça seu pedido. O atendimento é de segunda à sábado das 18h30min às 22h40min.
Diferença entre sushi, sashimi, niguiri e maki:
Sushi é o nome mais genérico, que engloba os diferentes tipos, cada um com seu nome próprio. Sashimi é simplesmente o peixe cru, servido em fatias finas. As fatias são servidas normalmente em uma cama de daikon, espécie de rabanete branco e guarnecido com folhas de shiso, o manjericão japonês. Um pouco de molho shoyu e também Wasabi, a pasta de raiz forte, costumam acompanhar o sashimi.
Diversos tipos de peixe ou frutos do mar são usados para fazer sashimi. Entre eles, os mais populares são:
• Atum
• Salmão
• Camarão
• Polvo
• Lula
• Peixe branco (tilápia ou robalo)
Leia também:
Polícia Civil prende homem por porte ilegal de arma no Firenze
Incêndio atinge casa no Centro de Campo Bom
Fim de semana foi de muito bicicross na Pista do Parcão
18º Bivaque da Poesia Gaúcha recebeu mais de 200 trabalhos inéditos
Campo Bom teve ato pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Nigiri ou niguiri é o tipo de sushi em que uma fatia de peixe cru (sashimi) cobre uma porção de arroz moldado em forma de um bolinho. É o sushi mais emblemático, aquele que vem à mente quando pensamos na palavra sushi.
O que deve brilhar no nigiri é o peixe, o fruto do mar, ou o que quer que esteja no topo do arroz. Entre o arroz e o peixe pode haver uma camada de Wasabi, ou pasta de raiz forte, que além de acrescentar uma picância deliciosa, também reduz o cheiro característico do peixe.
Maki é um tipo de sushi que é enrolado em folhas de nori (uma alga desidratada) e depois cortado em rolinhos pequenos. O recheio é feito com arroz, vegetais e peixe ou frutos do mar. No Japão, os tipos de maki são mais limitados que os criados no ocidente. Em geral fala-se de:
• Hossomaki: rolinhos com cerca de 2-3 cm de diâmetro recheados com um ou dois ingredientes apenas: peixe, pepino, cenoura, picles, entre outros.
• Futomaki: com diâmetro maior (cerca de 5 cm) e em geral mais curto que o hossomaki, esses “pneuzinhos” acomodam uma variedade maior de recheios. Interessante que o futomaki não leva normalmente ingredientes crus.
• Temaki: o temaki é um cone de folha de nori (alga) recheado com arroz, peixe e outros ingredientes, como picles e vegetais. Considerado como “fast food” no Japão, agradou também ao paladar brasileiro e hoje temos “temakerias” em diversas cidades do nosso país.
• Uramaki: é uma invenção americana, conhecida como “maki invertido”. No caso, a folha de nori não é a camada exterior deste sushi, mas sim o arroz.
• Gunkan maki: literalmente “navio de guerra”, neste tipo de sushi o arroz é moldado em forma de um barquinho e envolto em folha de nori. O recheio, que pode ser peixe, vegetais, ou ovas, é colocado sobre o arroz.
Alguns sushis populares:
California roll: invenção americana que se tornou popular em diversos locais, inclusive no Japão. É um uramaki (maki invertido) com recheio de abacate ou manga, kani (imitação de carne de siri) e pepino.
Philadelphia roll: outro tipo de uramaki americano que tem como recheio cream cheese, salmão defumado e pepino. Por vezes, a fatia de salmão cobre o arroz.
Joe de salmão: no lugar das folhas de alga, o arroz é enrolado com finas lâminas de salmão. O recheio normalmente é de salmão também. É bem popular no Brasil, com nomes que variam entre Joe, Jow, Djô.
Tekkamaki: rolinho fino (hosomaki) com recheio de atum
Kappamaki: sushi que não leva peixe, este rolinho é recheado com pepino somente.
Hot roll: é um sushi adaptado ao paladar de quem não gosta de comida crua. No caso, o sushi é envolto em uma massa de farinha, empanado no panko e depois frito.
O que acompanha o sushi:
Os acompanhamentos tradicionais do sushi são:
Molho de soja (Shoyu) – O molho de soja usado com moderação realça o sabor delicioso do sushi. No entanto, por ser muito salgado, o ideal é somente molhar o peixe ou a alga com um pouquinho de shoyu.
Pasta de raiz forte (Wasabi) – O verdadeiro wasabi é uma pasta extraída da raiz forte japonesa, chamada Wasabia japonica. É uma iguaria que não se acha facilmente fora do Japão e que tem sabor pungente e picante na medida certa. O que comemos na maioria dos restaurantes brasileiros é apenas uma imitação do wasabi japonês. Essa pasta é feita com raiz forte (Armoracia rusticana), uma planta originária da Europa e Ásia, que é misturada a corantes e outros ingredientes.
Gengibre em conserva (Gari) – Gari é um tipo de picles japonês feito com fatias finas de gengibre que são marinadas em uma solução de vinagre de arroz, açúcar e sal. Quando feito com gengibre novo, tem uma cor rosa natural.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre esta delícia, chama a House Sushi Delivery e peça já o seu!