Com o final do prazo para as placas com finais 6, 7, 8, 9 e 0 no dia 31 de julho, a partir de 1º de agosto todos os veículos registrados no RS deverão estar licenciados para o exercício de 2022. O calendário de licenciamento, que este ano teve somente duas datas de vencimento (30 de junho para as placas com finais de 1 a 5, e 31 de julho para placas de 6 a 0) é diferente do calendário do IPVA, que teve vencimento em abril ou junho, para quem optou pelo parcelamento. Por isso, proprietários devem estar atentos: quem ainda possui débitos em aberto (quitou apenas o IPVA, por exemplo), deve pagar também a taxa de licenciamento e eventuais multas vencidas para ter emitido o documento de 2022.
Leia também:
Arezzo&Co com vagas abertas para Campo Bom e outras sete cidades
Campo Bom terá representantes na Etapa Sul do Brasileiro de Basquete 3×3
Sebrae oferece 25 bolsas para acelerar startups gaúchas com bolsas de R$ 36 mil
Ministério da Justiça abre 26 processos contra telemarketing abusivo
Campo Bom vai revitalizar seis unidades de saúde
Sobre o licenciamento
O licenciamento anual do veículo é composto de: IPVA, Seguro Obrigatório DPVAT (a tarifa para 2022 é ZERO para todos os veículos); taxa de licenciamento anual e eventuais multas vencidas. Será considerado devidamente licenciado o veículo cujo proprietário quitar todos os itens, desde que não haja nenhuma outra pendência bloqueante, como comunicação de venda sem transferência, ou chamado de recall em atraso, por exemplo.
O DetranRS recomenda que o proprietário verifique se o veículo foi efetivamente licenciado para o ano de 2022, acessando o site oficial , clicando no link “consulta de veículo”. É importante confirmar se foram quitados todos os débitos exigíveis e se o veículo não possui nenhuma outra pendência ativa. Com isso, pode-se evitar transtornos futuros.
Só digital
O certificado de licenciamento CRLV em papel-moeda — aquele documento verdinho – não é mais emitido em todo o país. Hoje, o padrão é o documento digital, acessado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Caso queira, o proprietário tem ainda a opção de imprimir uma versão em papel A4 em qualquer impressora. Esse documento possui um código de verificação e é aceito pela fiscalização em todo o Brasil. Saiba como gerar o seu CRLV digital, ou imprimir o documento no site do DetranRS, menu “veículos”, box “licenciamento”.