O Governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta terça-feira, a homologação dos concursos públicos já em aberto e a nomeação de cerca de 2,5 mil novos servidores civis e militares. A novidade, que já foi publicada no Diário Oficial do Estado, permite a renovação dos quadros relacionados a serviços essenciais.
A Saúde também terá novos servidores: 423 especialistas e quatro técnicos para a Secretaria Estadual. No planejamento, foram nomeados 605 analistas de projetos e políticas públicas e 53 de orçamento e gestão. Também há reforços previstos para o IPE Prev, IPE Saúde e Procuradoria-Geral do Estado.
Leia também:
Inscrições abertas para ingresso na Educação Infantil do município
Anatel faz consulta pública para padronizar carregadores de celular
TSE unifica horário de votação nas eleições de 2022
Secretaria de Segurança e Trânsito em novo endereço
Cronograma
Desde 2019, está em andamento um cronograma gradual para mobilizar meios de prestação de serviços públicos com prudência fiscal, iniciado pelas áreas de Segurança Pública, com a nomeação, em etapas, de um total de aproximadamente de 4,5 mil servidores, seguido para as demais áreas no início de 2021 com a autorização de novos concursos públicos e nomeações imediatas nos já então homologados.
O total de vagas corresponde a apenas cerca de 0,7% dos vínculos totais e a menos de 2% dos vínculos ativos atuais do Poder Executivo. As reposições imediatas foram autorizadas pelo Grupo de Assessoramento Especial (GAE) e a repercussão financeira segue as previsões do Plano de Recuperação Fiscal, que entrou em vigor no último 1º de julho. Os impactos das nomeações realizadas no ano de 2022 (seis meses) e nos anos seguintes (valor anual) são de R$ 135,2 milhões e R$ 286,6 milhões, respectivamente.
Na segurança, a Brigada Militar vai receber a maior parte do reforço, com 700 soldados e 66 capitães. Também houve novas nomeações para o Corpo de Bombeiros (80 soldados e sete capitães), Instituto-Geral de Perícias (25 peritos, 15 técnicos e 12.