Conecte-se conosco

O Especialista

Reforço de ar polar no final de semana

Como ocorrido no final de semana anterior, neste último final de semana do Outono Astronômico o destaque climático será o ar polar que irá atuar em nossa região e nos Estados do Sul novamente. A instabilidade de hoje deve cessar no final da noite e o ar gelado e seco irá predominar nas próximas madrugadas. No prognóstico do INMET da terça-feira dia 14, previu para amanhã sábado em Campo Bom, tempo com muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas com a temperatura variando de 4.0°C à 12.0°C, ou seja muito frio. A Metsul Meteorologia em seu site previu para o Vale dos Sinos para amanhã sábado, temperatura entre 6.0°C e 19.0°C com sol, para o domingo temperatura entre 2.0°C e 13.0°C com sol e para a segunda feira entre 2.0°C e 16.0°C som sol e nuvens.

O frio intenso do último final de semana: 
Confirmando o título da coluna da semana passada, o frio foi intenso no sábado e domingo e se estendendo até o amanhecer da quinta-feira dia 16, Feriado de Corpus Christi com menor intensidade pelo menos em Campo Bom.
O dia mais frio em Campo Bom ocorreu no sábado, dia 11, com mínima de 2.3°C e máxima de apenas 11.1°C na Estação do Bairro Quatro Colônias. O vento constante da direção W/SW aumentava bastante a sensação de frio neste dia num típico dia de inverno, mas que impediu a formação da geada.

Conforme dados da Metsul Meteorologia aqui próximo em Esteio fez 3.7°C e em São Leopoldo RS 3.8°C e na cidade de Canoas 4.7°C, ambas Estações particulares. Fez muito frio também no Litoral Norte com mínima de apenas 2.8°C em Torres/RS Inmet (a menor marca do ano até agora) e de 6.2°C em Tramandaí, estaçã do Inmet.

Estação local com problemas técnicos:
Desde a tarde da última sexta-feira, dia 10, as temperaturas da Estação do Bairro Quatro Colônias que integra a Rede de Estações “ BrasilScharlier “ tem servido de parâmetro para os dados das temperaturas de Campo Bom, já que a Estação local do INMET está com problemas técnicos e não tem registrado as temperaturas infelizmente.
O problema será solucionado nos próximos dias e conforme informações do Meteorologista Técnico do 8° DISME, Sr. Custódio Simonete trata-se de problema com o “ comunicador “ e que o mesmo tende a recuperar todos os dados desde a sua paralização. Continuamos ansiosos para a solução do problema.

Geada forte em São Francisco de Paula: 11/06/2022
Este colunista se dirigiu no final da tarde da última sexta-feira , dia 10, para São Franciscode Paula à fim de registrar a geada no amanhecer do sábado dia 11. O termômetro de Mercúrio localizado no canteiro central da Av. Júlio de Castilhos no centro da cidade já registrava apenas 5.0°C às 19h40min sinalizando uma madrugada e amanhecer congelante na véspera do Dia dos Namorados.

Na Estação de Tainhas que fica a 32 km da cidade, a temperatura era de apenas 2.4°C às 23h30min da sexta-feira e amanheceu no sábado com mínima de -1.6°C com máxima de apenas 8.9°C no início da tarde. A outra Estação de São Chico localizada a 883 m acima do nível do mar registrou mínima de -1.5°C no sábado e a máxima não passou dos 6.2°C. A primeira imagem da coluna desta semana ilustra a forte geada que ocorreu em São Francisco de Paula ao amanhecer registrada por este colunista.


A geada só não foi mais intensa devido ao vento que soprou durante toda a noite e parte da madrugada, mas devido ao frio intenso e mínima de -2.0°C os capôs de carros e telhados de prédios amanheceram cobertos pela geada, ocasionando também o congelamento da água empoçada nas ruas e de pequenos lagos da região. Aqui próximo em Três Coroas RS na Estação de Linha Moreira a mínima foi de apenas 0.4°C e a máxima de apenas 14.9°C.

Frio intenso e geadas em SC no dia 11/06/2022
O frio foi intenso também em SC no último sábado com a menor mínima registrada em Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo com -5.3°C e máxima de apenas 9.6°C. Fez também -4.6°C em São Joaquim/Coruja 1 e seguido de -4.5°C na Estação Coruja 2 que registrou máxima de apenas 8.8°C. Na localidade do Cruzeiro em São Joaquim a mínima foi de -4.0°C e a tarde registrou a menor máxima da região com apenas 6.4°C. Já na Sede da Climaterra a mínima foi de -3.7°C no abrigo e na relva a temperatura chegou à -10.0°C e foi considerada a maior geada de 2022 até agora, lembrando que em maio deu -10.1°C na relva na Climaterra.

Dia dos Namorados congelante:
E o frio foi mais intenso ainda no Domingo dia 12, Dia dos Namorados. As mínimas nas Serras do RS e de SC foram congelantes.
RS: A menor mínima do Estado de acordo com a METSUL ocorreu em Capão Bonito do Sul com -4.5°C. Em Soledade/DICK fez -3.6°C e igual mínima em Bom Jesus. A mínima oficial do Estado ocorreu em São José dos Ausentes/INMET com -2.6°C. Em São Francisco de Paula repetiu a geada forte do sábado com mínima de -1.7°C e máxima de 10.9°C na Estação Tainhas. Aqui em Campo Bom na Estação do Bairro Quatro Colônias a mínima foi de 4.6°C e máxima a tarde de 14.9°C e mais uma vez não ocorreu geada devido a persistência do vento constante que inibe a sua formação.
SC: Em São Joaquim SC a menor mínima foi de -7.3°C na Região do Caminhos da Neve em um dos dias mais frios do ano. Fez -7.1°C em Painel/Epagri e de -6.1°C em Urupema/F.K. Houve congelamento de açudes, lagos e também das árvores na praça central da cidade como ilustra a próxima imagem abaixo com crédito de MycchelLegnaghi. Na Estação do INMET de São Joaquim SC a mínima foi de -3.9°C e a máxima de apenas 8.2°C. Na Estação Postinho Keiser a mínima foi de -4.0°C e a máxima de 10.4°C.


Ressaca no litoral norte:
De acordo com a Metsul Meteorologia o Ciclone que impulsionou a chegada do ar polar sobre o interior do continente ao mesmo tempo provocou vento persistente no Leste e Sul do Estado provocando forte ressaca marítima no Litoral Norte a partir do último sábado. Na última imagem de hoje, com crédito de Nely Biesek mostra o mar avançando em ruas da cidade devido à forte ressaca no domingo dia 12. A Estação local do INMET registrou rajadas de vento Oeste de 42,1 km/h neste dia no balneário.


A mínima do Brasil em 2022: – 11.4°C
Na noite da segunda-feira, dia 13, conforme dados da Climaterra (Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer) antes do sinal cair, ocorria a mínima do Brasil em 2022 na Estação do Rio de Janeiro/Itatiaia/Parque Nacional que está localizada a 2440 metros acima do nível do mar com incríveis -11.4°C (negativo), quebrando o recorde de -9.2°C registrado em 21/05/2022.

As outras menores do Brasil em 2022 conforme a Climaterra foram de -7.4°C/Bom Jardim da Serra/SC/F.K dia 21.05.2022; -7.3°C São Joaquim/SC/CORUJA/PWS em 12.06.2022; -7.1°C Painel/SC/PWS em 12/06/2022 e de -6.1°C Urupema/SC/EPAGRI em 12.06.2022.

Mais O Especialista

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível