O polo da Universidade Feevale em Campo Bom recebe, até o dia 24 de junho, a exposição de dois projetos desenvolvidos por estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Instituição. Um dos trabalhos mostra pontes projetadas com materiais residuais da construção civil. O outro exibe o estudo do projeto para um teatro na cidade de Gramado.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 21h e, aos sábados, das 9h às 12h, no polo da Feevale em Campo Bom (Av. Independência, 700, Centro – Cidade Shopping: sala 130).
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Saiba mais sobre cada um dos projetos:
Projeto: Pontes com materiais residuais da construção civil
Curso: Engenharia Civil
O projeto ocorre semestralmente dentro do componente curricular Teoria das Estruturas II. Todo semestre, é selecionado um tipo de material residual, a partir do qual os estudantes devem desenvolver o projeto e o protótipo de uma ponte. Para o projeto em questão, o material residual selecionado era madeira. Desde a concepção original até a construção final do modelo, os grupos de acadêmicos têm a oportunidade de visualizar, na prática, as inúmeras etapas ao longo do projeto de uma estrutura (lançamento, fabricação, escolha dos materiais e melhores peças, procedimentos e cuidados na montagem e realização de ensaios), até atingir a meta que compreende uma ponte.
Projeto: Estudo de teatro para a cidade de Gramado
Cursos: Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo
Realizado por nove estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo e orientado pelos professores de ambos os cursos, o estudo foi desenvolvido no Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e no Centro de Construções Sustentáveis (CCS) da Feevale. O Centro de Arquitetura e Urbanismo proporciona aos acadêmicos uma formação interdisciplinar, por meio da vivência social e da experiência teórico-prática como um todo. Já o Centro de Construções Sustentáveis apresenta problemas reais em sala de aula, possibilitando, aos estudantes, uma vivência de ensino aplicada e dinâmica, valorizando o olhar multidisciplinar e transversal para a compreensão dos desafios, das possíveis soluções e, sobretudo, da complexidade das tecnologias de construções sustentáveis.