Através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), o Município de Campo Bom tem acesso a crédito para ações de fortalecimento da agricultura familiar. Dito isso, a Prefeitura abriu inscrições para que os agricultores locais cadastrem projetos e concorram ao financiamento. Destinações de verbas para a aquisição de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas, além da construção e ampliação de infraestrutura rural, estão previstas. A iniciativa faz parte do programa estadual Avançar na Agricultura e no Desenvolvimento Rural.
Leia também:
Para o prefeito Luciano Orsi, essa é mais uma importante ação do Poder Público para o desenvolvimento da agricultura familiar. “Em Campo Bom, temos o entendimento de que esse setor é relevante para a economia local, portanto nos mobilizamos para fortalecê-lo, como foi o caso da inauguração do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) e como se dá agora, a partir do intermédio entre o agricultor e o fundo estadual”, afirma. “É necessário destacar que os projetos devem se enquadrar nos requisitos do manual do Feaper, o que exige que o agricultor não deixe para ir atrás da documentação na última hora”, observa o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Henrique Scholz.
As inscrições serão avaliadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder). O acesso ao crédito se dá de forma direta entre o agricultor e o fundo estadual. Os interessados têm até o dia 16 de maio para manifestar interesse e as inscrições ocorrem no escritório municipal da Emater, localizado no Espaço Cidadão Cidadania, na Avenida dos Estados, 900. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, o telefone é o (51) 3598-5306.