O Especialista
Nova onda de calor está intensa
Autor:
Esta nova onda de calor no Vale dos Sinos que teve início na quarta-feira, dia 19, está sendo intensa e poderá superar as máximas da anterior que na terça-feira dia 18 teve a sua sequência quebrada após 06 dias consecutivos com máximas diárias na média de 38.2°C. Ela teve o seu início no dia 12 de janeiro se estendendo até a última segunda-feira dia 17 quando registrou máxima de 38.2°C. Mas na realidade as máximas diárias já vinham registrando temperaturas acima dos 30.0°C desde o dia 09, acompanhados com mínimas diárias extremamente agradáveis para esta época, com mínimas bem abaixo dos 20.0°C.
A imagem destacada ilustra a chegada do temporal em Novo Hamburgo na tarde da última segunda-feira em torno das 16h30min, último dia da onda de calor em nossa região com crédito de Rudimar J. Serves. Conforme reportado na coluna da semana passada, as máximas no último final de semana poderiam superar a máxima que ocorreu no dia 02 em Campo Bom com 41.1°C, recorde de um mês de janeiro nos últimos 16 anos. Quase a tendência se confirmou pois a máxima no domingo dia 16 atingiu os 41.0°C em Campo Bom com apenas 0.1°C abaixo da ocorrida no dia 02.
Outra tendência climática que se confirmou nesta onda de calor é que as mínimas a partir do dia 15 seriam bem mais altas dos dias anteriores que registraram mínimas extremamente agradáveis entre os dias 06 e 14 com média diária de mínimas em 17,5°C, sendo a mais baixa de 15,5°C no amanhecer do dia 08 e a mais elevada com 19,2°C no amanhecer do dia 14.
Esta nova onda de calor iniciada no dia 19 registrou máxima de 36,4°C até às 17h após amanhecer com ocorrência do segundo nevoeiro do ano, raro nesta época com mínima elevada com 23,2°C. Já ontem a máxima superou os 37°C e hoje a máxima prevista era de superar os 38ºC, fechou em 37,7°C. Neste final de semana deverá registrar 40.0°C amanhã sábado e na segunda-feira dia 24, e acima de 41.0°C no domingo dia 23 e na terça-feira dia 25.
Reportaremos sobre o assunto na próxima semana sobre sua confirmação ou não.
COMO ESTÃO AS MÉDIAS DAS TEMPERATURAS EM JANEIRO
Até a última quarta-feira dia 19, a média das temperaturas do mês fechou em 25.9°C, ou seja, 0.9°C acima da normal histórica em 38 anos que é de 25.0°C. Esta média é a quarta mais elevada da série histórica (1985/2021) que também ocorreu em 2016, seguido de 26.0°C em 1986, 26.4°C em 2014 e de 27.0°C (recorde) no ano de 2019. Com referência à este recorde de janeiro/2019, o mais quente, sempre é bom lembrar que em todo o mês foram registradas apenas duas mínimas abaixo dos 20.0°C, e assim mesmo com 19.9°C com apenas 0.1°C dos 20.0°C. Agora em 2022 já tivemos 10 dias com mínimas abaixo dos 20.0°C.
COMO FOI O FINAL DE SEMANA NO LITORAL NORTE:
O último final de semana conforme reportado na edição anterior, as condições climáticas seriam perfeitas para que os veranistas, turistas e banhistas aproveitassem o banho de mar e lazer nas areias da praia. O mesmo só não foi perfeito pois a água do mar estava bastante fria mas em compensação limpa. Nestas condições as mães d’agua não apareceram, dando tranquilidade aos que entraram no mar. Mas quando a água do mar aquece daí sim estes animais marinhos se proliferam na água do mar, causando queimaduras em muitos banhistas.
Tanto no sábado como no domingo, a água do mar estava limpa mas fria, com ausência do vento e bandeira amarela nas Guaritas dos Salva-Vidas e com sol pleno. Apenas no final da tarde do domingo é que o tempo fechou e se instabilizou nas praias do Litoral Norte como em Atlântida Sul amenizando o calor. A próxima imagem da coluna ilustra o belo dia de praia com muito sol no início da tarde do sábado dia 15 com crédito deste colunista. O destaque da imagem mostra a formação da gigantesca nuvem Cúmulo-Nimbus que também no domingo na mesma direção se formou e trouxe a instabilidade no final da tarde em Atlântida Sul após uma tarde muito quente com máxima de 33.0°C na praia. Igualmente a noite do sábado e madrugada do domingo foi muito quente em Atlântida Sul com mínima que não baixou dos 23.0°C.
Esta nova onda de calor também está atingindo o Litoral Norte e irá ainda ser mais intensa no final de semana, dando outra vez condições ideais para que os veranistas e banhistas desfrutem do banho de mar mesmo sendo fria a água para espantar o calor. As mínimas nos próximos dias no litoral não devem baixar dos 23.0°C e as máximas sempre acima dos 30.0°C.
A PRECIPITAÇÃO DO MÊS JÁ SUPERA OS 100.0 MM
As previsões inicias que apontavam um acumulo bem abaixo da média normal histórica de 146.5 mm para janeiro em Campo Bom devido ao fenômeno La Niña se reverteram pelo menos na Região do Vale dos Sinos com as últimas precipitações. Até o dia 16 o total era de apenas 56.2 mm e desde a última sexta-feira dia 14 até esta quarta-feira dia 19 somou mais 46.6 mm com pancadas quase diárias de chuva após máximas escaldantes e desta forma o acumulado do mês já soma 102.8 mm o que corresponde à 70.2% do total esperado para o mês.
O forte calor dos próximos dias, certamente vai trazer novas instabilidades e novas precipitações em nossa Região e Campo Bom, sendo que os modelos da última quarta-feira projetavam acúmulo de até 20.0 mm até o final do mês e assim o acumulado de janeiro deverá fechar próximo dos 130.0 mm um pouco abaixo do total esperado.
A SEGUNDA GEADA DO ANO EM SÃO JOAQUIM
Sem dúvida, um dos destaques climáticos na primeira quinzena de janeiro foi o da ocorrência da 2ª GEADA do ano em Santa Catarina em São Joaquim no amanhecer do dia 13 de Janeiro, quinta-feira, após a primeira que tinha ocorrido no amanhecer do dia 07, sexta-feira.
Mesmo em época de temperaturas mais altas no verão em São Joaquim, SC, foi registrada a segunda geada do ano com mínima de 1.8°C no amanhecer do dia 13 com mínima de 1.8°C na Estação Corujas1 e no período da tarde a máxima pulou para 29.9°C com amplitude térmica de incríveis 28.1°C.
Uma massa de ar mais seco e fria permite que na madrugada a temperatura tenha uma queda acentuada por perda radiotiva e dessa forma esse mesmo ar seco fez com que a temperatura suba acentuadamente no período da tarde.
A última das imagens desta semana ilustra a geada que ocorreu no Vale Caminhos da Neve situado a 3km do centro da cidade com formação de uma belíssima camada de gelo que pintou de branco os campos nas baixadas com crédito de Mycchel Legnaghi.
Outras mínimas bastante baixas em São Joaquim neste dia foram registradas em Estações da localidade Postinho keiser com 3.6°C e máxima de 29.6°C. Na Estação Jardim Bandeira quase centro da cidade a mínima foi de 4.6°C e na localidade Pericó a mínima foi de 5.0°C e a máxima em 29.2°C. Curiosamente neste dia Campo Bom registrou mínima de 18.0°C e a máxima chegou a 36.0°C, ainda lembrando o frio e ocorrência de geada no mesmo amanhecer na bela São Joaquim, com mais de 1.300 metros acima do nível do mar.