Uma cerimônia realizada em Campo Bom na manhã desta quinta-feira, 16, marcou o início das operações no Hospital Veterinário Feevale (Hovet), um dos maiores e mais modernos do Brasil e da América Latina. A Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Universidade Feevale, investiu R$ 22 milhões na obra e em equipamentos.
Depois do prédio ter sido entregue em 28 de junho deste ano, recebeu os equipamentos e agora dará início às atividades de ensino, com aulas práticas do curso de Medicina Veterinária, e de extensão, com o atendimento de animais de canis municipais, por meio de parcerias com prefeituras da região. Em fevereiro, com o reinício das aulas, começarão os atendimentos clínicos e laboratoriais a animais da comunidade e, no segundo semestre de 2022, os procedimentos cirúrgicos.
Leia também:
Receita Certa devolve parte de imposto pago em notas com CPF
Natal Solidário vai alegrar o fim de ano de crianças em situação de vulnerabilidade de Campo Bom
Jogo beneficente reúne atletas e artistas no próximo sábado
Na última corrida do ano, MC Tubarão quer conquistar o título da categoria P3 no Império Endurance Brasil
O Hovet foi construído em um lote de 7.544,44 m², doado pela Prefeitura Municipal de Campo Bom e localizado na Rua Alameda da Inovação, 212, no Câmpus III da Universidade. A obra é composta por duas edificações, com área total construída de 4.117,35 m². O Bloco 1, com 2.605,28 m², tem dois pavimentos, destinados ao atendimento de animais de pequeno porte. Ainda conta com salas de aula e laboratórios específicos do curso. O Bloco 2, com área de 1.512,07 m², também tem dois pavimentos e é voltado ao atendimento de animais de grande porte. Além disso, há espaços ao ar livre, área de convivência e dormitórios.
No hospital há ambientes para atividades práticas do curso de Medicina Veterinária e atendimentos hospitalares, como consultórios, laboratórios, ala de internação, recepção, triagem, bloco cirúrgico, ala de oncologia e fisioterapia, entre outros. “Temos um amplo bloco para animais de pequeno e médio porte, com clínicas, laboratórios e salas de cirurgia e internação, e outro para grandes animais, incluindo clínica cirúrgica e espaço para internação”, afirma o coordenador do curso, Matheus Nunes Weber, acrescentando que também serão realizados exames laboratoriais no local. “À medida que avançarmos no treinamento e capacitação das equipes, bem como na implementação dos equipamentos, os serviços serão disponibilizados e divulgados a toda a comunidade”, concluiu.
Alguns espaços do Hospital
– Laboratório de Bioquímica e Hematologia
– Laboratório de Microbiologia
– Laboratório de Bromatologia e Inspeção de Alimentos
– Laboratório de Reprodução Animal
– Laboratório de Patologia
– Biotério
– Serviço de Diagnóstico por Imagem
– Salas de atendimento
– Salas cirúrgicas para grandes e pequenos animais
– Internação de grandes e pequenos animais
– Oncoterapia
– Reabilitação Animal