A rede municipal de ensino de Campo Bom estará representada na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) 2021 com nove projetos: três da Educação Infantil e seis do Ensino Fundamental. Esses trabalhos foram classificados na 7ª Mostra da Semana de Ciência e Tecnologia, ocorrida no mês de agosto e organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec). A Mostratec será realizada, na modalidade virtual, na próxima semana, entre os dias 26 e 28 de outubro.
Além da mostra científica, um grupo de professores da rede municipal de Campo Bom participará do 28º Seminário Internacional de Educação Tecnologia (Siet), evento que propõe a discussão das possibilidades de uso de ferramentas tecnológicas no contexto das práticas pedagógicas e das práticas de pesquisa, a partir de experiências exitosas em tempos de pandemia. “Para que nossos alunos possam participar de feiras da grandeza da Mostratec é preciso que se tenha uma ótima estrutura física e profissionais qualificados para orientá-los. Vale ressaltar que, ainda nesta semana, tivemos um aluno da nossa rede municipal mostrando seu trabalho em evento de nível nacional, de Minas Gerais. Isso aumenta nossa convicção de que estamos no caminho certo”, ressalta o prefeito Luciano Orsi.
Leia também:
Polícia Civil prende foragido na Aurora
Campo Bom já vacinou 90% da população acima de 12 anos
Campo-bonense participa de feira de iniciação científica em Minas Gerais
Lote com mais de 1 milhão de vacinas contra covid-19 chega ao Brasil
Polícia Civil realiza operação para apurar denúncias de maus tratos contra idosos
Para a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, a participação em um evento como a Mostratec é uma grande oportunidade para os alunos da rede municipal mostrarem seus trabalhos de pesquisa em outros espaços. “Compartilhando seus estudos, eles ampliam e aprofundam conhecimentos, evidenciando a construção do pensamento científico”, diz a secretária.
A Mostratec, promovida pela Fundação Liberato, de Novo Hamburgo, é considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina. Neste ano, contará com a participação de 752 projetos de pesquisa. A mostra é destinada a estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Ensino Técnico de todo o país e do exterior.
Confira os trabalhos, por categoria, que representarão o município:
Categoria A – estudantes da Educação Infantil e Pré-escola
Projeto: Dinossauros: Uma Viagem ao Passado
Escola: EMEF Santos Dumont
Projeto: Detetives Formigantes
Escola: EMEI D. Pedro I
Projeto: Como será dentro do ovo?
Escola: EMEI Arco-Íris
Categoria B- estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental
Projeto: Por que o nosso corpo cresce?
Escola: EMEF 25 de julho
Projeto: Operação: segurança em jogo! Neste jogo o vírus não entra!
Escola: EMEF Emílio Vetter
Categoria C – estudantes dos 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental
Projeto: De olho no óleo!
Escola: EMEF Presidente Vargas
Projeto: Cigarras e Libélulas
Escola: EMEF D. Pedro II
Categoria D – estudantes dos e 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
Projeto: Do papel nasce uma ideia
Escola: Escola Lâmpada Mágica
Projeto: Ideias Para Adiar o Fim do Mundo
Escola: EMEF Santos Dumont.