A população precisa estar atenta e preparada para 48 horas de muita chuva, com possibilidade de vendavais isolados e tempestades elétricas (raios). Os principais modelos de previsão confirmam pelo menos 100mm de chuva, podendo chegar próximos a 200mm em pontos isolados da área central do estado, incluindo região metropolitana e Vale do Sinos. Uma chamada frente quente (anormal para nossa região) com ar quente e úmido chegou ao estado nesta segunda-feira e já provocou granizo na divisa com a Argentina. Ao longo da noite ela se desloca e espalha pelo estado.
Leia também:
Falso bloqueio do whatsapp por 48 horas está sendo compartilhado
MC Tubarão chega em terceiro no Velocitta e mantém a ponta da categoria P3 no Império Endurance Brasil
Covid-19: mortes recuam 30,4% e atingem menor média no ano
Campo Bom é Oportunidade realiza primeira capacitação profissional do programa
O ar quente encontra a massa de ar frio que está sobre a região e pode provocar um fenômeno diferente, quando as paredes e pisos ficam úmidos pois estão com temperatura menor e entram em contato com o ar quente e úmido, “vertendo” água. A chuva não será contínua e sim com pancadas intermitentes. Confira abaixo o aviso divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia:
INMET publica aviso iniciando em: 06/09/2021 11:00. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.