As projeções sobre a forte massa de ar polar que chegou ontem a região sempre levam a expectativa do fenômeno climático mais característico da estação, a neve. Conforme os registros oficiais, os maiores eventos de queda de neve aconteceram em 1984, 1994, 2000 e 2006. Conforme Nilson Pedro Wolff, estudioso campo-bonense sobre o clima e autor do livro: A Neve no Brasil nesse último ano o fenômeno foi registrado em Campo Bom: “Em 04 de setembro de 2006 foi registrada neve granular em Campo Bom.” Na foto em destaque, cedida por Wolff com crédito de Édison Aloysio Bocorni Júnior, o registro da neve em Novo Hamburgo neste dia.
Neve granular é praticamente uma chuva congelada, pode ser confundida com granizo mas este é maior, pequenas pedras que se formam com o congelamento da chuva. A neve granular é menor pois é a umidade presente na atmosfera se congelando. Este foi o fenômeno registrado naquela oportunidade. A neve da forma mais conhecida e procurada principalmente pelo turistas que sobem a serra é neve em formato de flocos hexagonais, que desce devagar pois é leve.
Leia também:
Boletim Epidemiológico confirma mais 11 casos, número de casos ativos cai significativamente
Campo Bom abre processo seletivo para psicólogos
Adolescentes entre 12 a 17 anos serão incluídos na vacinação contra a Covid-19
Polícia Civil prende homem por tentativa de homicídio
A previsão é de que a neve neste formato possa acontecer entre o final desta quarta-feira e a madrugada da quinta-feira quando haverá umidade e frio suficientes para a formação dos flocos. Na região leste do estado, principalmente nas partes mais altas é maior a possibilidade, segundo os principais modelos de previsão. Segundo o modelo europeu (imagem abaixo), a região de São Francisco de Paula pela localização e altitude e o principal ponto onde o fenômeno está previsto, em alguns modelos inclusive com acúmulo no chão de mais de 5cm, já que a temperatura negativa no momento da neve impede o seu derretimento. Nosso colunista e estudioso Nilson Wolff está coletando todas as informações e já em sua coluna de sexta-feira irá trazer informações e imagens se o fenômeno se confirmar.
Veja a projeção europeia para as próximas horas (Clique para ampliar)