Conecte-se conosco

O Especialista

Julho com temperatura abaixo da média histórica

Assim como terminou o mês de maio e junho, a primeira semana de julho terminou com a temperatura abaixo da média histórica com desvio para baixo em 2.5°C. A média histórica em 36 anos ( 1985/2020) é de 13.7°C e nos primeiros sete dias do mês fechou em 11.2°C.

Dez dias seguidos com mínimas de um dígito:

Um dos destaques em termos de temperatura é que até a quarta-feira dia 07, Campo Bom já tinha completado o décimo dia seguido com mínimas de apenas um dígito. Os modelos da última quarta-feira indicavam que as mínimas continuariam neste patamar pelo menos até a próxima segunda-feira, dia 12. Caso se confirme completaremos 15 dias seguidos em que a mínima diária é menor do que 10°C. Esta série de dias com mínimas de apenas um dígito teve início no dia 28 de junho. A menor mínima do mês até agora ocorreu no último domingo, dia 04 com 4.4°C quando ocorreu geada fraca em alguns bairros da cidade.

No inverno do ano passado, o maior período de dias seguidos com mínimas de apenas um dígito ocorreu entre os dias 25 e 31 de julho (07 dias).

O retorno das geadas após 3 dias com registro de neve:

A intensa Massa de Ar Polar que trouxe o frio intenso e ocorrência de neve entre os dias 28 e 30 de junho, continuou com bastante frio acompanhado agora com ocorrência de geadas nos Estados do Sul. Até ontem, dia 08, Campo Bom registrou 02 dias com geada em julho. A primeira ocorreu na sexta-feira dia 02, com mínima de 4.8°C com a temperatura a tarde subindo para agradáveis 22°C, mas voltou a cair rapidamente à noite e no sábado dia 03 a mínima em Campo Bom caiu para 5.2°C no amanhecer mas sem geada devido a presença de muita umidade no solo e relevo impedindo a sua formação. A máxima no período da tarde subiu para apenas 19.1°C, ou seja, quase 3°C menos do que no dia anterior.

Novamente a temperatura voltou a cair rapidamente após o por do sol , registrando apenas 8.8°C às 21h da noite constituindo-se numa noite muito fria de inverno.

Geada em Canela no dia 03 de Julho:

No sábado dia 03 o Observador e estudioso do clima Luiz Augusto Rath, registrou geada em Canela como ilustra a primeira imagem abaixo. Conforme Luiz Augusto a mínima no local do registro do fenômeno foi de 1.5°C. Já na Estação do INMET da cidade a mínima registrada foi de 4.4°C e a máxima no período da tarde foi de apenas 13.7°C. O frio mais intenso ocorreu nas baixadas da região como no Castelinho onde a mínima foi de 0.0°C com máxima de 14.6°C no meio da tarde.

A segunda geada de Julho em Campo Bom

A segunda geada do mês na cidade ocorreu no amanhecer do domingo dia 04, com mínima de 4.4°C já referido anteriormente e é a mais baixa até agora, superando inclusive a mínima absoluta de junho que foi de 4.9°C no dia 01. Ao mesmo tempo, esta mínima de 4.4°C é a segunda mínima mais baixa de todo o ano, lembrando que o recorde do ano até agora foi a de 2.0°C que ocorreu no dia 31 de maio.

A geada em Canela:

Mais uma vez, o observador Luiz Augusto Rath registrou geada em Canela no amanhecer do domingo. Nesta o fenômeno foi mais forte que a do dia anterior e com o frio mais forte também. Inclusive no centro da cidade foi registrada geada forte. A temperatura na Estação do INMET local foi de 3.5°C, mas na Região do Castelinho a mínima foi negativa com -1.3°C e no meio da tarde a máxima subiu até os 16.1°C.

A geada em São Francisco de Paula:

Este colunista se dirigiu à São Francisco de Paula RS que registrou uma das geadas mais fortes deste inverno no domingo dia 04, como ilustra a próxima imagem abaixo. A temperatura mínima no local do registro foi de -1.0°C no amanhecer.

O frio no Estado:

Entre as Estações do INMET a mínima no Estado ocorreu em Quaraí na Campanha com -0.5°C e na Capital Porto Alegre foi de 5.0°C. Já em SC a mínima divulgada pelo INMET ocorreu em Caçador com 1.6°C e no PR de 0.6°C em General Carneiro no Sul do estado quase divisa com SC. Mas no item a seguir veremos que as mínimas em SC foram bem menores em Estações Privadas do Estado.

A maior geada do ano em São Joaquim/SC:

No domingo, dia 04, ocorreu a maior geada do ano, a mais ampla, a mais intensa em todos os pontos de São Joaquim conforme dados da CLIMATERRA ( Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer). A temperatura na “ relva “ chegou à -10.8°C (espetacular) no pátio da CLIMATERRA que registrou -2.2°C no abrigo da Estação de Meteorologia. Já na Estação Jardim Bandeira/Tadeu, quase centro da cidade, a mínima foi de -5.4°C saltando para 17.5°C no período da tarde.

A menor temperatura neste dia na Serra de SC ocorreu em Bom Jardim da Serra/Estação Pé Frio/Terra do Gelo/Keiser onde a mínima chegou a incríveis -6.7°C ao amanhecer e intensa geada, e devido ao ar seco predominando ocasionou grande amplitude térmica de 24.1°C com a máxima chegando nos 17.4°C no meio da tarde.

Em outras várias Estações de baixada de São Joaquim e Bom Jardim da Serra registraram mínimas abaixo dos -5.0°C. Uma das imagens mais bonitas do ano ilustra a maior geada do ano até agora em São Joaquim com crédito de Mycchel Legnaghi mostrando o congelamento da superfície da água em açudes da região, devido ao frio intenso.

Mais destaques do frio em Santa Catarina:

Conforme dados de Ronaldo Coutinho da Empresa CLIMATERRA/e Piter Scheuer, na quarta-feira dia 07, os últimos 67 dias de inverno/clima indicavam média de 9.1°C na temperatura e 562 horas de frio/Climaterra. É o terceiro período considerando maio, junho e o começa de julho, mais frio em 23 anos, perdendo apenas para os anos de 1999 e 2016.

Pelo menos até ontem, quinta-feira, a Serra Catarinense registrou geadas em todos os dias de julho com tendência de se estender até a próxima segunda-feira dia 12. A menor temperatura neste mês na Serra Catarinense até ontem, quinta-feira, ocorreu em Bom Jardim da Serra/Estação Terra do Gelo/Keiser com mínima de -7.7°C com a máxima chegando nos 17.9°C no período da tarde com amplitude térmica de incríveis 25.6°C.

Noites de Inverno em Campo Bom:

Este ano já foram registradas 09 noites de inverno, ou seja, muito frias com temperaturas bastante baixas. Nos padrões locais, sempre que a temperatura se situa em apenas um dígito às 21h da noite, entra no rol das noites de inverno, ou seja, as mais frias do ano. Normalmente são noites que antecedem a ocorrência de geada na madrugada do dia seguinte.

Em maio foram três (03), em junho quatro (04) e agora em julho duas (02) noites. A menor temperatura às 21h da noite até agora ocorreu em 30 de maio com 6.5°C quando antecedeu a mínima do ano até agora no amanhecer do dia 31 de maio com 2.0°C e a geada mais forte do ano.

Frio intenso a partir de 17 de Julho:

Os modelos no final da quarta-feira, indicavam o ingresso de uma nova massa de ar polar com intensa atividade e frio nos Estados do Sul a partir do próximo final de semana dia 17 com temperaturas negativas nas Serras do RS e SC. Aqui em Campo Bom estes modelos projetavam mínimas de 0.0°C a 1.0°C, que caso se confirmarem serão inferiores às mínimas da potente massa de ar polar ocorrida no final de junho. AGUARDAREMOS….

Mais O Especialista

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível