Conecte-se conosco

Geral

Aneel reajusta bandeira tarifária em 52% para julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu na última terça-feira, 29, reajustar a bandeira tarifária 2, a mais cara do sistema de bandeiras, em 52,1%. Com o aumento, a cada 100 quilowatts-hora consumidos serão pagos R$ 9,49, atualmente o consumidor desembolsa R$ 6,24. A alta vale para julho. A agência reguladora já havia anunciado na sexta-feira, 25, que os consumidores pagarão o acréscimo ao longo do próximo mês.

A explicação para a alta é o aumento do custo de geração de energia no país, por causa da crise hídrica. De acordo com o governo, o Brasil enfrenta a pior estiagem dos últimos 91 anos, o que levou ao maior acionamento de termelétricas (que geram mais custos do que as hidrelétricas).

Leia também:

O sistema de bandeiras é usado para determinar o valor cobrado aos consumidores a partir das condições de geração de energia elétrica. Conforme a disponibilidade de insumos para a produção, a bandeira pode ser alterada em uma escala de verde, amarela e vermelha, sendo a última quando há mais dificuldades.

Apesar da situação, o governo nega risco de apagão ou racionamento de energia elétrica. Em pronunciamento na última segunda-feira, 28, o ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque pediu economia voluntária por parte dos consumidores.

Mais Geral

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível