O Rio Grande do Sul entra na nona semana consecutiva com bandeira preta no Distanciamento Controlado. O mapa da 51ª rodada, com as 21 regiões Covid classificadas no nível mais alto de risco, foi divulgado nesta sexta-feira, 23, e tem vigência até 3 de maio. Como todas as regiões estão em cogestão, podem ser adotados protocolos até o nível de bandeira vermelha. Importante ressaltar que nesta rodada houve melhora, na média estadual, no número de internados por Covid-19 em leitos clínicos (-12%) e em UTIs (-10%). O número de registros de óbitos reduziu 24% em relação à semana passada.
Porém, mesmo com a melhora em indicadores da pandemia, todo o RS ficou na bandeira preta devido à salvaguarda, espécie de trava de segurança do modelo de distanciamento, que coloca as regiões nessa cor mesmo que alguma tenha ficado com a média mais baixa. A salvaguarda da bandeira preta é acionada quando a relação entre leitos de UTI livres e ocupados por pacientes de Covid-19 baixa de 0,35. Nesta rodada, o índice ficou em 0,25.
Leia também:
Estado começa a distribuir as 242 mil doses de vacina contra a Covid-19 recebidas nesta sexta-feira 23
MC Tubarão define pilotos e apresenta layout do carro para o Gaúcho de Super Turismo
Campo Bom retoma vacinação contra a Covid-19 neste sábado
Boletim epidemiológico confirma mais uma campo-bonense vítima da covid-19
Pela primeira vez em todas as rodadas do Distanciamento a região 07, a qual Campo Bom pertence teve a menor média ponderada entre as 21 regiões. Não estivesse valendo a salvaguarda, a região estaria pela segunda semana seguida em bandeira laranja. Outras dez regiões também estariam na bandeira laranja e dez regiões ainda estariam em bandeira vermelha. Analisando essa situação o Governo do Estado anunciou alguma flexibilizações para setores de serviços e principalmente para proporcionar a volta às aulas para os primeiros anos do ensino fundamental.