O Especialista
Abril segue com temperatura acima da média histórica
Autor:
Os primeiros 11 dias de abril tem fechado com a média mensal da temperatura em 23.2°C, ou seja, 3.0°C acima da média mensal normal histórica em 36 anos ( 1985/2020) que é de 20.2°C. Com a queda da temperatura a partir da segunda-feira, dia 12 até a quarta-feira a média da temperatura do mês já caiu para 22.7°C, e a tendência climática para a segunda quinzena do mês, é de que as temperaturas ficarão mais baixas e até o final do mês as projeções indicam que o mês fechará com a média da temperatura dentro da média normal histórica.
Confirmou-se o calor intenso no último final de semana, mas sem bater o recorde de máxima em 36 anos que ocorreu no dia 17 de abril de 2016 com 37.2°C. Ocorreram 03 dias consecutivos com máximas bem elevadas para esta época do ano. Na sexta-feira, dia 09, a máxima atingiu os 34.7°C, no sábado dia 10 subiu até os 34,8°C e no domingo dia 11 bateu o recorde do mês até agora com 35.8°C. A última vez que fez tanto calor ocorreu no dia 22 de fevereiro quando a máxima atingiu os 36.9°C e foi a máxima absoluta naquele mês. Máximas acima de 35°C este ano ocorreram em 05 dias no mês de janeiro, 02 dias em fevereiro e de apenas 01 dia em março e agora em abril este único registro.
Um dos destaques climáticos este ano em abril é que foi igualado o recorde de 09 dias consecutivos com máxima igual ou superior aos 30°C que tinha ocorrido no ano de 2004 (entre os dias 01 e 09) e agora neste ano entre os dias 03 e dia 11 no último domingo. Este ano, ao contrário do abril de 2020, a primeira quinzena apresentou o período mais quente. Já no ano passado os dias mais frios em abril, ocorreram entre os dias 06 a 10, com a média das máximas em 22.8°C e as mínimas na média de 12.6°C no mesmo período, com a mínima absoluta de 8.6°C no dia 08. No ano passado não tivemos nenhum dia em abril com a temperatura máxima abaixo dos 20°C, o que veio à ocorrer pela primeira vez , apenas no dia 06 de maio com 17.9°C. Neste ano até ontem, quinta-feira a máxima mais baixa ocorreu no dia 13 com 26.5°C e a mais baixa do mês ocorreu na quarta-feira dia 14 com 14.7°C.
O impressionante céu laranja/vermelho:
Além do forte calor que ocorreu no sábado, dia 10, no Estado, a Região Metropolitana e o Litoral Norte tiveram um lindo e impressionante fim de tarde com o céu de cor laranja/ avermelhado. Em diversos sites da Internet foram inúmeros os registros do final de tarde que impressionaram muita gente devido à sua coloração e que publicaram as belas imagens.
A presença de nuvens altas , tipo CIRRUS que são nuvens de cristais de gelo explicam as cores fortes do céu pela dispersão da luz nas partículas originando a cor laranja/ avermelhado. No litoral norte em Tramandaí ocorreu um sábado quente com um belo dia de praia, com mar limpo e ausência de vento, e a temperatura variando na Estação do INMET entre uma mínima de 22.6°C e máxima de 29.3°C. Os banhistas que se encontravam na praia , no final da tarde, foram contemplados com um lindo entardecer com o céu laranja/avermelhado contrastando com as ondas do mar, conforme ilustra uma das imagens da matéria com Crédito de Natália Sofia Wagner.
Em Campo Bom, na imagem destacada da coluna, o impressionante colorido do final da tarde do sábado, dia 10, foi registrado por Rodrigo Silva, após um dia quente de verão com máxima de 34.8°C.
Domingo Espetacular de praia:
O último final de semana foi especial em termos de praia no Litoral Norte tanto na sábado como no domingo dia 11. Um detalhe que chamou a atenção foi a diferença da coloração da água entre duas praias próximas. Enquanto que em Atlântida Sul o mar estava achocolatado nos dois dias, Tramandaí que dista em linha reta apenas 12 km tinha o mar limpo e com temperatura agradável tanto no sábado como no domingo.
A próxima imagem da coluna ilustra o belo e espetacular dia de praia que ocorreu no domingo, dia 11 em Torres RS com crédito deste colunista. O mar estava com água limpa e com temperatura agradável, bom para banho, com o dia ensolarado e quente com a máxima atingindo os 31.0°C no início da tarde e com ausência do vento, ou seja , um dia prefeito de praia.
Provavelmente foi um dos últimos finais de semana com tempo propício para banho de mar, pois daqui para frente a tendência é de a água esfriar com a frequência maior com a entrada da massas de ar frio na segunda quinzena do mês.
Abril com chuva escassa:
Pelo menos até ontem, dia 15, o total da precipitação este mês está extremamente baixo, com o total de apenas e absurdos 0.6 mm, lembrando que no ano passado tivemos o mês de abril mais seco em 36 anos com um total de apenas 22.6 mm, sendo que a média mensal normal histórica é de 135.7 mm em sua série histórica período 1985/2020.
Os Modelos no final da quarta-feira, ainda indicavam alguma precipitação entre o final da noite de sexta até o próximo domingo com baixos volumes de precipitação com um total máximo de apenas 11.0 mm, ou seja, quase nada. Caso se confirmarem estas previsões poderemos ter o abril mais seco deste o ano de 1985, superando o abril do ano passado.
Frio e geada em SC:
Conforme reportado na coluna da semana passada, confirmou-se o ingresso de uma massa de ar polar de intensidade fraca nos estados do RS e SC no início desta semana, mas o suficiente para ocasionar geada em pontos entre campos de Palmas (SC e PR) e Região Central de SC de acordo com informações da Empresa CLIMATERRA (Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer) no amanhecer da terça-feira dia 13. As menores temperaturas ocorreram em Vargem Bonita/F.K com 1.9°C, em Água Doce/F.K com 2.2°C, em Fraiburgo/F.K com 2.8°C e em Lebon Régis/F.K com 3.0°C. Conforme ainda a CLIMATERRA, o tempo nublado que persistiu em vários pontos entre o Planalto Sul e Centro de SC em direção ao Litoral segurou a temperatura na madrugada da quarta-feira, dia 14, mas ainda assim fez a temperatura cair para 2.7°C em Painel/G.Hugen. Aqui no Estado não fez frio suficiente para a ocorrência de geada no início desta semana.