Inicia amanhã, 17, a vacinação contra a Covid-19 para os idosos de 61 anos ou mais, com imunizante da Aztrazeneca/Fiocruz. Além disso, na segunda-feira, 19 os idosos acima de 69 anos que receberam a vacina Coronavac/Butantan no dia 05/04 ou antes poderão fazer a segunda dose (as segundas doses das pessoas que se vacinaram com a Astrazeneca/Fiocruz não será neste dia). Serão disponibilizadas doses no drive-thru do complexo do CEI e no ginásio do CEI para quem estiver a pé. O atendimento será por ordem de chegada, das 9h às 13h. E, para que a quantidade de pessoas não ultrapasse o número de doses disponíveis, haverá distribuição de fichas no dia e local da vacinação.
O secretário de Saúde, João Paulo Berkembrock, explica que mesmo que as segundas doses estejam marcadas para uma data posterior, o prazo mínimo para a segunda dose da CoronaVac/Butantan é de 14 dias. Conforme o secretário, passado esse período, já é possível fazer.
Leia também:
Novo lote com 441,5 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chega ao RS
Arezzo faz proposta para combinação de negócios com a catarinense Hering
MPF-RS abre investigação sobre empresa que administra hospital de Campo Bom
Professora de Campo Bom recebe prêmio nacional por boas práticas durante a pandemia
O prefeito Luciano Orsi ainda ressalta que segue a Vacinação Solidária. “A participação da comunidade tem sido muito positiva e por isso decidimos seguir com a arrecadação de alimentos ao longo de toda a vacinação. Até agora já foram mais de 600 kg recebidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, que distribuirá complementando as cestas básicas fornecidas pelo Município”, disse.
Segunda Dose – Ocorrerá na próxima segunda-feira 19/04, nos mesmos locais e horário, para quem fez a primeira dose no dia 05/04 ou antes e que tenha 69 anos ou mais.
Documentos obrigatórios para primeira e segunda dose
Os idosos deverão apresentar documento com foto, CPF ou cartão SUS, carteira de vacinação e comprovante de residência em Campo Bom. Caso o comprovante esteja no nome de outra pessoa, esta deverá declarar por escrito que o idoso mora no endereço informado.
Quando não devo me vacinar
– Se tiver tomado qualquer vacina até 15 dias antes;
– Se estiver fazendo tratamento imunossupressor (se for o caso, precisará de liberação médica por escrito);
– Se tiver positivado para Covid há menos de 30 dias;
– Se estiver com sintomas gripais.