Conecte-se conosco

Geral

Secretaria de Meio Ambiente de Campo Bom inicia melhorias no Arroio Schmidt na próxima segunda-feira

O Arroio Schmidt, que corta a região central da cidade de Campo Bom, com trecho ao longo do Parque Municipal Arno Kunz, o Parcão, receberá melhorias ao longo de seu percurso. A partir da próxima segunda-feira, 19 de abril, serão feitas intervenções biotécnicas como desassoreamento (remoção de areia e resíduos), limpeza, desobstrução de galerias, manejo de árvores comprometidas, recuperação de margens erodidas (corroídas) e o plantio de novas mudas. “Esse é um projeto no qual identificamos os problemas existentes na extensão do arroio e estabelecemos intervenções responsáveis e efetivas prevendo evitar o transbordo dos arroios em períodos de chuva intensa. Isso tudo pensando no aumento da qualidade de vida e segurança da comunidade, uma vez que se tornará uma área mais apropriada e livre do risco de tombamento de árvores ou partes delas, que estejam comprometidas”, diz o prefeito Luciano Orsi. Ele também aponta que a intervenção faz parte das ações do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água e visa a revitalização dos recursos hídricos da cidade.

Leia também:

Campo Bom é uma das cidades dentro da Operação Android deflagrada pela Polícia Civil

Ampliação da Escola Marcos Silvano está sendo concluída

Prefeitura de Campo Bom divulga Processo Seletivo para estagiários

Boletim epidemiológico desta quinta-feira confirma mais 2 vítimas da covid-19

Conforme o biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Jeferson Timm, toda extensão do arroio será percorrida com a equipe de podas para remoção das árvores mortas ou doentes, isso porque muitas delas caem no arroio causando obstrução do curso hídrico e das galerias. “O interior do arroio será limpo com a retirada dos bancos de areia e limpeza das galerias/pontes, evitando que o arroio transborde em períodos de cheia. Os processos erosivos também são causados por quedas de árvores, obstrução do leito e turbulência da água, agravando possíveis inundações e degradação ambiental”, explica Timm, e enfatiza que somente serão retiradas árvores comprometidas.

Segundo o secretário da pasta, João Flávio da Rosa, serão corrigidas erosões com técnicas de bioengenharia em três pontos principais do plano de recuperação: junto a sede do Projeto Floração Hortas Urbanas, próximo ao Centro Municipal de Educação Ambiental Nestor Weiler (Cemea) e no encontro do Arroio Schmidt com Arroio Wedler. Na bioengenharia são utilizadas plantas, madeira e pedras para estabilizar as margens de arroios, conter as erosões e recuperar o meio ambiente.

Mais Geral

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement
To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível