Já está pronta a gravação da contação da história “Imperatriz Leopoldina e a independência do Brasil”. O vídeo faz parte das atividades comemorativas da Semana da Pátria, desenvolvidas pela Secretaria de Educação e Cultura de Campo Bom, que neste ano tiveram adaptações em decorrência da pandemia do coronavírus. Essa edição será digital e aborda o tema #solidariedadecontagia, que inclui envio de vídeos e materiais pedagógicos preparados por cada professor para os estudantes da rede pública de ensino. A gravação foi feita na tarde desta terça-feira (dia 25), na Biblioteca Pública Municipal, e está prevista para ser disponibilizada aos alunos no dia 1º de setembro.
A coordenadora geral de Educação municipal, Márcia Tornin, afirma que a história fortalecerá a força feminina, já que mostra a independência da república pelos olhos da Imperatriz Leopoldina. A contação foi realizada e sugerida pela contista Vitória Wingert, que contou com a participação da também contista Janir Nardi como Leopoldina. “Na semana da Pátria a gente trabalha muito a questão do Dom Pedro I e da figura do homem, mas, na verdade, quem fez todo o trâmite legal da proclamação da independência foi a esposa dele, a Imperatriz Leopoldina. Então nós contamos a história da independência pela perspectiva dela, a partir da biografia”, conta Vitória.
Leia também:
Inscrições encerradas para concurso para 20 vagas na Guarda Municipal
Últimos dias para empresas aderirem ao programa Jovem Aprendiz da Feevale
Campo Bom fecha mês de julho com saldo positivo de empregos
MC Tubarão confirma Nelsinho Piquet para a etapa de Curitiba da Endurance Brasil
Para a diretora de Cultura de Campo Bom, Milene Guedes, ações como essa contribuem para que os alunos se sintam mais próximos das questões históricas do Brasil. “Vai ajudar a criança que está em casa a ter esse contato com a Semana da Pátria, que nos outros anos tinha o costume de ocorrer dentro das escolas. A contação ajuda os estudantes a se conectarem e se identificarem com a história do país, além do resgatar o sentimento de pertencimento. A versão da Leopoldina mostra e fortalece as virtudes da mulher”, diz. No final da tarde de amanhã (dia 26), às 18h30min, será gravada a apresentação artístico-musical “Hino Nacional Brasileiro” no Complexo CEI, que será disponibilizada aos estudantes do município no encerramento das ações comemorativas, no dia 7 de setembro.
Neste ano, a temática do evento é #solidariedadecontagia e contará com envio de vídeos e materiais pedagógicos aos estudantes da rede pública de ensino (Foto: Nadine Funck/PMCB)