Passadas seis semanas consecutivas com todo o território gaúcho em bandeira preta, o governador Eduardo Leite anunciou nesta sexta-feira, 9, uma flexibilização geral nos protocolos de distanciamento controlado. As novas regras já estarão vigentes a partir deste sábado, 10, e beneficiam supermercados, restaurantes, bares, academias, templos religiosos, parques, comércio não essencial e sistema de transporte coletivo. Entre as principais medidas estão a autorização para abertura do comércio não essencial aos finais de semana e a ampliação do horário de funcionamento de bares e restaurantes.
Leia também:
Campo Bom tem redução nos indicadores criminais no primeiro trimestre de 2021
Operação policial prende em Campo Bom integrante de quadrilha de estelionatários
Cerca de 350 kg de alimentos arrecadados em cinco dias de vacinação solidária
3 mortes registradas no boletim epidemiológico desta sexta-feira em Campo Bom
As mudanças
De segunda a sexta-feira
– Manutenção da restrição das atividades presenciais entre 20h e 5h
– Supermercados — não tem mais limitação de horário
– Bares e restaurantes — das 5h às 22h, com saída dos clientes até 23h
– Comércio não essencial — das 5h às 20h (depois somente delivery)
– Academias e serviços religiosos — das 5h às 22h
– Demais serviços — das 5h às 20h
Finais de semana
– Bares e restaurantes — das 5h às 15h, com saída dos clientes até 16h
– Comércio não essencial — das 5h às 20h (depois somente delivery)
– Academias e serviços religiosos — das 5h às 22h
– Demais serviços — das 5h às 20h
Novos protocolos em bandeira vermelha
Feiras livres de comércio não essencial: estão liberadas as feiras de artesanato, como o Brique da Redenção, desde que com distanciamento de três metros entre as bancas e controle de acesso
Restaurantes: lotação de 25% da capacidade, com no máximo de cinco pessoas em cada mesa e exclusivamente para refeição. Happy hours estão proibidos, bem como música ao vivo. Deve haver dois metros entre as mesas e só clientes sentados.
Parques: lotação de 25% da capacidade, exclusivamente em locais abertos e com Selo Turismo Responsável. Segue obrigatório uso correto de máscara, distanciamento nas filas e higienização de mãos e superfície
Serviços de educação física: academias, piscinas, clubes e condomínios devem manter atividade individual, com no máximo uma pessoa para 16 metros quadrados de área. Grupos com no máximo duas pessoas para cada instrutor e cartaz informando lotação. É proibido compartilhar equipamentos simultaneamente.
Esportes sem contato físico: quadras e condomínios têm autorização para jogos com no máximo quatro pessoas, sem contato e sem público. É exigido agendamento prévio, intervalo de 15 minutos entre jogos para higienização. Estão vedadas confraternização pós-jogo.
Transporte fretado: lotação de 75% dos assentos, com uso de máscara e ventilação.
Transporte coletivo: lotação de 60% do veículo, com uso de máscara e ventilação.