Conecte-se conosco

Geral

Entenda novo golpe de WhatsApp que utiliza foto da própria vítima

Um novo golpe de WhatsApp está preocupando os usuários da maior rede de aplicativos de conversa no mundo. E, esse golpe, pode estar mais perto que você imagina. Em cada nova ação, os criminosos utilizam diferentes meios para cometer o crime. Nos últimos, registrados pela Polícia Civil, os bandidos de uma maneira ainda mais simples, copiam a foto de perfil do usuário e então fingem ser a pessoa com um novo número para extorquir dinheiro de seus contatos. A conversa pode começar com o envio da mensagem “troquei meu celular”, seguida de algumas informações para convencer o contato de que aquela situação é real. Ainda não é totalmente confirmado, mas acreditasse que os bandidos conseguem ter acesso aos dados pessoais da vítima pela compra ilegal de banco de dados.

Leia também:

Brigada Militar prende no Rio Branco dupla que cometeu roubo em Dois Irmãos

Veja vídeo: Ladrão rouba bicicleta e sai tranquilamente de academia

Anvisa recebe pedido de uso emergencial da vacina Janssen

Operação policial prende chefe de facção e outros sete integrantes em Novo Hamburgo e Sapiranga

Vale ressaltar que os contatos da agenda no celular não ficam associados diretamente à sua conta do WhatsApp. Normalmente são armazenados em sua ID Apple ou conta Google e vários apps instalados no aparelho costumam pedir permissão para ter acesso a estes números. Resumindo, basta que os golpistas consigam obter informações sobre a vítima ou sobre um dos contatos da vítima para tentar realizar esse golpe.

Como se proteger do golpe de roubo de conta

No golpe atual, o roubo de conta no WhatsApp, o mais indicado é ocultar a foto de perfil, assim o usuário escolhe mostrar a foto apenas para contatos adicionados, o que dificulta o roubo de imagem para aplicar o golpe da conta falsa. Outra dica seria não manter as mesmas fotos em todas as redes sociais, porque isso dificulta o golpe e seus contatos próximos podem perceber a mudança repentina.

Dica do Tudo Online: O aplicativo dispõe de um sistema para evitar a clonagem. Basta acessar as configurações de segurança no menu do aplicativo e adicionar uma senha de segurança para a conta. Cada vez que o aplicativo for instalado com aquela conta a senha será solicitada, se o estelionatário não a possuir, não obterá êxito na fraude. Também é possível ativar a função confirmação em duas etapas, ainda mais segura, quando ao trocar a conta de aparelho será enviado um código para o seu e-mail pessoal, evitando assim a clonagem.

A Polícia Civil sempre orienta a realizar boletim de ocorrência, pois é com base nestes dados que as investigações são realizadas.

Mais Geral

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível