A Secretaria de Saúde do Estado confirmou que o Rio Grande do Sul receberá nesta quinta-feira, 25, ainda sem horário determinado, um novo lote com 290 mil doses de vacina contra o Covid-19. Com isso, o estado irá ampliar a vacinação entre os idosos.
A entrega foi antecipada pelo Ministério da Saúde, onde cerca de 227,4 mil doses serão da CoronaVac e 62,6 mil da vacina de Oxford/AstraZeneca.
Leia também:
Boletim epidemiológico confirma seis vítimas de Covid-19 e redução em casos ativos
Brigada Militar prende no Rio Branco dupla que cometeu roubo em Dois Irmãos
Veja vídeo: Ladrão rouba bicicleta e sai tranquilamente de academia
Anvisa recebe pedido de uso emergencial da vacina Janssen
Na última terça-feira, 23, Campo Bom recebeu um lote com cerca de 1.380 vacinas e pôde retomar a vacinação para idosos a partir de 70 anos, conforme já divulgado neste portal. Segundo informações do próprio governador do Estado, Eduardo Leite, existe perspectiva para uma remessa de até 700 mil, podendo chegar a 800 mil doses, entre o final de março e início de abril.
O governo do estado ressaltou que esta projeção foi feita pelo Instituto Butantan, que planeja entregar aproximadamente 10,8 milhões de doses da Coronavac nos próximos dias. Lembrando que caso isso ocorra, a divisão de lotes é feita pelo Ministério da Saúde entre todos os Estados.
Proporcionalmente, caso os números sejam confirmados, e tendo como base a quantidade recebida pelo Estado e distribuída para Campo Bom, poderíamos projetar, até o final de abril o recebimento de cerca de 3,5 mil doses para o município.
Vale ressaltar, contudo, uma certa cautela quanto às previsões, considerando outras projeções já reduzidas pelo Ministério da Saúde em mais de uma oportunidade.
Nova faixa etária com possibilidade de vacinação
A agilidade no processo de vacinação contra a Covid-19, em Campo Bom, permitiu a Administração Municipal dar mais um passo para frear a circulação do vírus e proteger a comunidade. Nesta manhã, 25, como houve menor demanda pelo grupo de 71 anos, já foi aberta a aplicação para o grupo de 70 anos ou mais, seguido dos idosos de 69 anos, que começam a ser vacinados nesta sexta-feira, 26. “Vimos nessa baixa da demanda a confirmação de que estamos trabalhando corretamente, com número alto de idosos já vacinados, o que nos permitiu dar esse importante avanço”, aponta o prefeito Luciano Orsi.
A vacinação segue em formato drive-thru, no Complexo CEI, para quem puder ir de carro e, no ginásio do CEI, para quem não tiver essa disponibilidade. A retirada de fichas é das 9h às 14h, ou enquanto houver doses disponíveis.