Mesmo com as consequências negativas que a pandemia do coronavírus trouxe para o setor econômico a nível nacional, Campo Bom mais uma vez demonstra a atenção especial que oferece ao empreendedor local. Através das iniciativas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) para facilitar o trabalho dos empresários e fomentar seus negócios, Campo Bom é exemplo em atendimento efetivo e de qualidade, tanto que o Município foi destaque na geração de empregos em 2020. No ano passado, foi a cidade do Vale do Sinos com menos de 100 mil habitantes que teve o maior saldo positivo de empregos, com 237 mais admissões do que demissões. Além disso, garantiu cinco meses consecutivos de saldo positivo de empregos, de julho a novembro. Os dados são disponibilizados mensalmente pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que calcula o saldo considerando a diferença entre as admissões e os desligamentos.
Leia também:
Campo Bom tem maior percentual de vacinas aplicadas na região
Estado recebeu mais 318 mil doses de coronavac nesta manhã
Campo Bom confirma mais 5 óbitos e chega a 33 mortes por coronavírus em março
Prefeitura recebe comissão de comerciantes que reclamam das restrições
O prefeito Luciano Orsi indica que, com o resultado acumulado de 2020, o Município conseguiu superar o déficit de empregos dos primeiros meses da pandemia. “Mesmo apresentando uma pequena queda nas admissões em dezembro, retomamos o crescimento em janeiro de 2021, com saldo positivo de 460 empregos. Com isso, ultrapassamos por 474 postos de trabalho o estoque que possuíamos em janeiro de 2020”, aponta o prefeito.
Contratações de janeiro:
O setor que se destacou pelo número de contratações em janeiro foi o da Indústria, com saldo positivo de 238 admissões, o que representa cerca de 51% do saldo positivo de empregos gerados no mês. Além disso, o maior número de empregados do período está na faixa etária entre 18 e 24 anos e possui Ensino Médio completo. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Scholz, apesar da pandemia ter castigado o setor econômico em 2020, Campo Bom conseguiu superar as próprias dificuldades. “As políticas de desenvolvimento econômico de Campo Bom têm sido assertivas e eficientes para garantir a reposição de todas as perdas do estoque de empregos, que foram causadas pelas restrições decorrentes das regras de distanciamento social”, afirma.