As últimas noites de frio tem complicado a situação dos moradores de rua. Funciona desde o mês de abril em Campo Bom, um abrigo para pessoas em situação de rua. O espaço funciona nas noites das 19h às 7h no Centro Municipal de Educação (CME), na Avenida Emílio Vetter, 520, bairro Genuíno Sampaio. A estrutura dispõe de colchões, roupas de cama, toalhas de banho, itens de higiene pessoal, como creme dental, escova de dentes, sabonete, shampoo, condicionador, desodorante e aparelho de barbear. A capacidade permite receber até 25 pessoas por dia e desde sua abertura, em 14 de abril, conta com 1,4 mil acessos por 72 usuários e distribuiu cerca de 500 refeições por mês. A manutenção é da Prefeitura de Campo Bom.
Leia também:
Novas internações da região e número de óbitos deixam região de Campo Bom mais uma semana na bandeira vermelha
Aulas em Campo Bom devem terminar em 30 de dezembro
Brigada Militar apreende adolescente com quase 3kg de maconha
Frio deste final de semana não deve ter sido o último evento de frio extremo de 2020
Higienização: Cada usuário recebe roupas limpas, disponibilizadas pela Campanha do Agasalho e tem seus pertences recolhidos e colocados em saco plástico, que é devolvido na saída. Após isso, eles seguem para o banho e então é servido o jantar. Para a hora de dormir, os colchões são alocados respeitando a recomendação de distanciamento proposta pelas autoridades da Saúde. As capas dos colchões, dos cobertores e demais roupas de cama, são trocadas todos os dias.
Trabalho de equipe
A equipe de profissionais, formada por quatro educadores sociais, quatro profissionais de cozinha, quatro auxiliares de limpeza, quatro zeladores e dois técnicos de enfermagem, com suporte dos setores de psicologia e serviço social do Creas (que trabalham pela reinserção social dos usuários), atua de forma escalonada, fazendo uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Doações são bem-vindas
Para ajudar o abrigo com doações de roupas, alimentos e/ou itens de higiene pessoal, pode-se contatar o Creas pelo telefone (51) 3597-1248 ou pelo e-mail creas@campobom.rs.gov.br. As maiores necessidades são de roupas, sapatos e chinelos masculinos adultos.