Geral
Há um ano Campo Bom confirmava o primeiro caso de coronavírus do RS
Autor:
O dia 10 de março de 2020 foi o início de um período que ainda não tem data estimada para terminar e que ficará na história de todos, a confirmação do primeiro caso de covid-19 na cidade e no estado. Com as notícias vindas da Europa e da Ásia, já havia temor pela chegada do coronavírus e a forma como ele estava se propagando e falindo as estruturas de saúde. Por ser algo extremamente novo, não havia informação científica de como conter o vírus. Devido a tudo isso a confirmação do primeiro caso trouxe uma série de dúvidas e a necessidade de aplicação das primeiras medidas para desacelerar a propagação.
Vieram as medidas e depois dos primeiros quatro casos, houve um período de mais de 45 dias em que a cidade não registrou oficialmente nenhum caso. Somente no final do mês de maio que efetivamente a pandemia desembarcou em Campo Bom. Os números da pandemia na cidade refletem um pouco a gravidade e a forma como ainda hoje, depois de um ano e de mutações do vírus ainda se sabe pouco sobre a melhor forma de combater a Covid-19.
Leia também:
Fiocruz prevê produção de 1 milhão de vacinas por dia até final do mês
Boletim Epidemiológico confirma mais 68 casos e um novo óbito por Covid-19
Acidente na ERS-239 deixa 6 pessoas feridas
Rede de supermercados deve reabrir loja ainda em março e tem diversas vagas
Nestes 365 dias em que a cidade combate os efeitos há alguns números que mostram a dificuldade para evitar um número maior de vítimas. Foram realizados 18.281 testes para confirmação de contaminação e destes 10.876 foram descartados com resultado negativo. Isso representa que quase 30% da população da cidade foi testada. Mas o maior número, que representa o tamanho da pandemia é o número de atendimentos médicos realizados. Para evitar contato com pessoas sadias foi montada uma central para atendimento a suspeitos de estarem contaminados. Em períodos críticos como foi o final do inverno de 2020 e as últimas semanas a central recebe em média entre 200 e 300 pessoas por dia.
Campo Bom já teve confirmados 7.233 casos da Covid-19 e 117 pessoas perderam a vida por efeito direto ou indireto da doença. Com a chamada nova cepa, que é mais agressiva e contamina com gravidade um número maior de pessoas, o Hospital Lauro Reus teve que pela primeira vez ampliar o número de leitos para atendimento a pacientes Covid. Foi necessário a ampliação da UTI com mais 10 leitos semi-intensivos e o uso de equipamentos adquiridos ao longo do último ano como respiradores e outros equipamentos. Um fator preocupante é a rotina dos profissionais de saúde, que tem feito com que muitos não suportem a enorme carga de trabalho pelo longo tempo. Isso também dificulta a criação de novos leitos hospitalares.
Clique aqui e relembre a matéria sobre o primeiro caso de covid-19 no estado
A vacina é a única forma de conter a Covid-19, a cidade tem atualmente 2.417 pessoas que já tomaram a primeira dose e apenas 371 campo-bonenses que tomaram a segunda dose estando imunes ao vírus. O prefeito Luciano Orsi já manifestou que a cidade é favorável a um consórcio para compra das vacinas, caso o Governo Federal não consiga adquirir os imunizantes conforme o plano nacional de vacinação. Após um ano do início da pandemia a cidade segue lutando para atender os pacientes e buscando na vacina a forma de conter a propagação.