Conecte-se conosco

Esportes

MC Tubarão volta às raízes e passa a construir nova geração de protótipos

A história do automobilismo gaúcho no cenário nacional traz à lembrança dos amantes da modalidade, vitórias épicas e pilotos consagrados, como Breno Fornari e Catharino Andreatta, campeões da primeira edição das Mil Milhas Brasileiras em Interlagos (SP), em 1956, à época com as carreteras. Inspirada nesta tradição, e com toda sua expertise para construção de protótipos há 25 anos, a equipe MC Tubarão, retorna para suas raízes e fabricará em casa o seu carro para a disputa do Império Endurance Brasil em 2022. Depois de acelerar com os protótipos AJR nas duas últimas temporadas, agora o Tubarão XI já está recebendo atenção especial do time campo-bonense.

A equipe gaúcha – fundada na década de 70 por Carlinhos de Andrade (ex-piloto e falecido em 2019) – iniciou a trajetória dos protótipos tubarões em 1996. O primeiro carro se tratava de um Chevrolet Opala, de seis cilindros e 4,1L carenado, que foi preparado com injeção eletrônica, câmbio de cinco marchas Saenz importado e diferencial blocante. Além disso, o protótipo foi utilizado para testes dos combustíveis de competição da Petrobras, alcançava os 300 cv e 220 km/h, e foi também o vencedor dos 500 Km de Tarumã daquele ano, na primeira prova que participou. Já o último protótipo construído pela equipe foi feito em 2015, o Tubarão X.

Leia também:

Campo Bom inicia nesta quarta a vacinação de idosos acima dos 85 anos

Boletim confirma mais duas mortes por coronavírus

Fiocruz inicia produção de vacina e deve entregar primeiro milhão de doses em março

Governo do Estado abre editais para contratação emergencial de 93 profissionais

Na temporada 2021, a equipe campo-bonense disputará o Império Endurance Brasil com um protótipo da categoria P3, e com a BMW M4 GT4, da Eurobike, a qual a MC Tubarão será a responsável pela preparação e trabalho de box. A primeira etapa do campeonato está prevista para o dia 3 de abril, no Autódromo Internacional de Interlagos, em São Paulo.

O carro da MC Tubarão para o ano que vem ainda não tem categoria definida, mas deve ser P1 ou P2. “Quando a equipe se profissionalizou, tínhamos menos tempo para a construção dos protótipos. E, agora, com a experiência que adquirimos de 2015 para cá, nós decidimos voltar”, afirmou o piloto e um dos coordenadores da MC Tubarão, Tiel de Andrade.

Andrade ressaltou ainda a maior facilidade de acesso aos recursos para desenvolvimento dos veículos. “São mais de 20 anos de experiência na construção de protótipos. Fizemos dez carros e sempre em busca de evolução. Hoje temos muito mais acesso a materiais e tecnologia, e parcerias importantes nesta caminhada”, complementou.

 

Equipe campo-bonense trabalha no projeto do Tubarão XI para 2022. Na atual temporada, gaúchos disputarão o Império Endurance Brasil com o novo BMW M4 GT4, da Eurobike, e protótipo da categoria P3 (Imagem/Divulgação)

Mais Esportes

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível