O ano letivo começou oficialmente para os profissionais da rede municipal de ensino de Campo Bom. Na manhã desta terça-feira (9), os professores, diretores, coordenadores e auxiliares de ensino da rede passaram por uma formação on-line sobre ensino híbrido, que contou com abordagem teórica, relato de experiências e um momento para que pudessem tirar dúvidas. Cerca de 1.100 profissionais da educação assistiram à palestra da doutoranda do Instituto Ivoti Ângela Musskopf, que falou sobre os desafios e possibilidades desse formato de ensino que será adotado pelo Município em 2021. “Temos resistência ao novo, e isso não tem problema, pois estamos aprendendo juntos e nossos alunos vão aprender conosco também. Para qualquer coisa que vocês tenham pensando em fazer com os alunos no formato analógico, alguém já criou uma forma de fazer isso nas ferramentas digitais. A tecnologia não serve para nos dar mais trabalho, temos apenas que aprender a compartilhar essas ferramentas maravilhosas”, disse a doutoranda durante sua fala.
Leia também:
Petrobrás aumenta preço da gasolina em 8% nas refinarias
Campo Bom tem mais duas mortes por coronavírus
Exemplar da maior espécie de cogumelo do mundo é encontrado em Campo Bom
Campo Bom inicia nesta quarta a vacinação de idosos acima dos 85 anos
A formação foi realizada através da plataforma Google Meet, sendo dividida em seis encontros diferentes ao longo de todo o dia, para que todos os profissionais da educação fossem contemplados. O protocolo de abertura do evento, que também foi virtual, contou com boas-vindas especiais da secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, e do prefeito Luciano Orsi. A secretária destacou que a pandemia trouxe a todos um ensinamento muito importante, fazendo com que a educação fosse vista sob outra ótica. “O uso da tecnologia, que ocorreu de forma rápida, nos mostrou algo fantástico que tenho certeza que muitos receavam: o professor jamais será substituído por uma máquina”, disse, lembrando que o retorno das aulas presenciais será com toda a segurança necessária para preservar a vida tanto dos educadores quanto dos alunos.
Já o prefeito ressaltou que a Educação é prioridade desde o início de sua primeira gestão, em 2017, o que foi demonstrado através de inúmeros investimentos em equipamentos, estrutura e formação de professores. “Quero parabenizar a todos que, em 2020, se adaptaram de forma tão rápida para que nenhum aluno ficasse desassistido. Graças a isso, fomos um dos primeiros municípios da região a retomar o ano letivo depois que a pandemia iniciou. O ano de 2021 será um novo desafio, mas tenho certeza que poderemos contar com todos vocês, como sempre contamos”, declarou o prefeito. O retorno das aulas para os alunos será no dia 17 de fevereiro, com recesso previsto para 16 a 30 de julho e término em 17 de dezembro.