O Governo do Estado divulgou no final da tarde desta sexta-feira, 05, mais uma prévia da atualização do Distanciamento Controlado. A região 07 a qual Campo Bom integra foi novamente classificada como bandeira vermelha. A justificativa apresentada é de que os números da macrorregião, que compreendem também as cidades da região metropolitana, tiveram aumento no número de novas internações e isso acabou influenciando na classificação da região. A decisão não deve influenciar me nada nas medidas que vem sendo aplicadas no município neste momento, uma vez que as cidades tem aprovada a cogestão através da Amvars.
Leia também:
TRF decide que governo deverá pagar remédio de R$ 12 milhões ao menino Enzo
Agesan afere pressões na rede de água de Campo Bom
Iniciada a vacinação dos trabalhadores da rede privada de saúde
Empresa campo-bonense fecha parceria com a Feevale
A região apresentou estabilidade nos indicadores individuais, apresentando elevação na média ponderada final somente devido à variação dos indicadores da macrorregião Metropolitana. As regiões de Taquara e Canoas apresentaram piora nos indicadores individuais, embora não o suficiente para elevar a média ponderada acima de 1,5. No entanto, aplicou-se a salvaguarda de bandeira vermelha nestas regiões, pois apresentam o indicador de incidência de hospitalizações em bandeira vermelha, resultando em uma alteração da bandeira final de laranja para vermelha para as regiões, que haviam sido alteradas de vermelha para laranja na 39ª rodada.
Dos seus quatro indicadores regionais, a região alcançou classificação de risco máximo (bandeira preta) em um deles. É o caso da projeção de óbitos. Houve estabilidade nos registros de hospitalizações para Covid-19 nos últimos 7 dias, que passaram de 46 para 46 registros nesta semana, variação de 0%. Com o registro de 25 óbitos nos últimos sete dias, houve redução de 38% em relação aos registrados na semana anterior (40 óbitos).
No caso do indicador de Ativos sobre Recuperados, a região registrou 1362 ativos e 9145 recuperados. Com isso, a razão entre as duas variáveis ficou em 0.15, melhora em comparação a mensuração anterior, também em 0.17 . Destaca-se que a quantidade de novas hospitalizações em proporção da população é bastante elevada, refletindo na bandeira vermelha para o indicador de incidência na região. Como tem sido comum a região não deve entrar com pedido de revisão e o anúncio oficial deverá ser feito na próxima segunda-feira.