Aos poucos o Rio Grande do Sul vai recebendo mais doses das vacinas que a Anvisa autorizou o uso emergencial. Depois das primeiras 350 mil doses que foram distribuídas aos municípios na semana passada, o estado recebeu mais 116 mil doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxfrod em parceria com o laboratório Astrazeneca, que estão sendo distribuídas para a Coordenadorias regionais de saúde na manhã desta segunda-feira. Também chegaram no final da manhã mais 53 mil doses da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac.
Depois que as vacinas chegarem às coordenadorias, haverá a definição de quantas doses os municípios receberão. Para a coordenadoria de Porto Alegre, que atende toda a região metropolitana, serão destinadas 21 mil doses da vacina de Oxford. Até a terça-feira os municípios saberão quantas doses terão disponíveis, podendo fazer a retirada na sede da coordenadoria.
Leia também:
1 milhão de motoristas já utilizam a CNH digital no RS
Estado registra primeiro óbito de criança por síndrome inflamatória associada ao coronavírus
RS recebe novo lote de 116 mil vacinas contra o coronavírus neste domingo
Campo Bom recebe novo ônibus escolar
A vacinação seguirá inicialmente para profissionais de saúde e idosos em lares de longa permanência. A partir do momento em que todos estes estiverem imunizados o plano nacional de vacinação prevê a vacinação de idosos com mais de 75 anos. Na sequência idosos com menos de 75 anos e pessoas como as comorbidades mais graves e que tem causado o maior número de mortes pela covid-19. A projeção é de que não havendo falta de insumos até o final de Abril todos estes grupos estejam vacinados.