Na última semana foram divulgados os dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, forma como o Governo Federal monitora os índices de desemprego no país. Os números de Campo Bom foram novamente positivos mostrando que o município vem se recuperando das perdas que aconteceram nos primeiros meses de pandemia. Em novembro foram criados na cidade 923 novos postos formais de trabalho, enquanto que 592 trabalhadores foram desligados. Isso gera um saldo positivo de 331 trabalhadores empregados.
Na comparação com 2019, Campo Bom se mantiver saldo zero ou positivo em dezembro, terá um resultado superior a 2019. No ano passado a cidade teve saldo positivo de 276 novos postos de trabalho, sem pandemia a oscilação foi amplamente menor. Neste ano o município teve três meses com saldo muito negativo: abril com 1060, maio com 658 e junho com 141. Estes números foram compensados a partir de julho quando iniciou a retomada das atividades. No primeiro mês desta retomada foram 83 postos a mais, em agosto foram 429, setembro 597 e outubro com mais 251 postos a mais de trabalho formal. Não são computados os postos informais. Somando-se o período anterior a pandemia em que a cidade já acumulava 448 postos a mais, a cidade ficou com saldo positivo até novembro de 280 pessoas empregadas a mais do que no início de janeiro, sendo 4 postos a mais na comparação com todo o ano de 2019.
Leia também:
Região volta à bandeira laranja
Pagamento antecipado com desconto do IPVA pode ser feito até quarta-feira
Psicóloga cria ação para arrecadar brinquedos e doa mais de 50 peças
Tri-Jóia doa meia tonelada de alimentos à comunidade campo-bonense
O Caged não divulga o perfil das pessoas que foram contratadas mas analisando o perfil das empresas que estão em expansão na cidade é possível perceber que o setor de tecnologia está puxando a frente nestes números. Como a tendência é de alta no mês de dezembro o resultado de 2020 no Caged deverá ser melhor que o de 2019, mesmo com a crise da pandemia.
Outras cidades da região não conseguiram resultados semelhantes. Novo Hamburgo tem atualmente quase 2500 postos a menos que em janeiro, em 2019 a cidade terminou com saldo positivo de 563. Já Sapiranga que tem na proporção um tamanho mais parecido com Campo Bom ainda tem saldo negativo de 726 postos em 2020. A cidade teve saldo positivo de 488 postos em 2019 mas deve encerrar 2020 também com saldo negativo. Na região além de Campo Bom, Portão, Nova Hartz, Araricá e Dois Irmãos devem encerrar o ano com saldo positivo, enquanto Ivoti, Sapiranga, Novo Hamburgo e Estância Velha devem encerrar com resultado negativo.