O Especialista
Dia 21 começa oficialmente o verão
Autor:
Exatamente as 07:02h da próxima segunda-feira dia 21, terá início o Verão Astronômico no Hemisfério Sul. É o momento em que acontece o Solstício de Verão, quando um dos polos da Terra tem sua inclinação máxima em direção ao Sol. Quando o Solstício ocorre no Verão no Hemisfério Sul, que é o nosso caso, significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Ao contrário no Hemisfério Norte, o Solstício de Inverno significa que a duração da noite é a mais longa do ano neste mesmo dia, que no Hemisfério Sul ocorre em junho. Os Solstícios ocorrem duas vezes por ano, em junho e dezembro.
Nos modelos da última quinta-feira, indicavam que o Verão deve iniciar com tempo bom e temperatura agradável em nossa região com a temperatura variando entre 17°C e 27°C. Já o verão Climático já está em andamento desde o dia primeiro de dezembro (dezembro a fevereiro).
Como foi a primeira quinzena:
Nos primeiros 15 dias de dezembro, a temperatura média fechou em 23.3°C, com 0.1°C abaixo da média normal histórica em 36 anos que é de 23.4°C Mesmo com a onda de calor que completou ontem 09 dias, só foi interrompido na última segunda-feira com a máxima atingindo apenas 25.9°C, a temperatura média do mês tem se mantido dentro da normal histórica, pois neste período só tivemos um dia em que a mínima foi igual ou maior que os 20°C que ocorreu no último sábado dia 12 com mínima de 21.1°C.
A máxima absoluta da quinzena ocorreu na última sexta-feira dia 11 com 38.7°C, e a média das máximas fechou em 29.9°C, bem abaixo da média normal histórica que é de 31.4°C. Já a média das mínimas fechou em 18.3°C com desvio à maior de apenas 0.1°C. Nos modelos de ontem, estão indicando que os dois últimos dias do ano serão quentes com máximas variando entre 35°C e 36°C ficando abaixo da máxima ocorrida no dia 11.
Precipitação e nível do rio do Sinos:
Após o intenso calor do final de semana passada, no domingo dia 13 Campo Bom registrou a máxima do Estado entre as Estações do INMET com 35.9°C. Mas logo após as 14h, o tempo se instabilizou com a precipitação acumulando 30.8 mm até as 21h da noite e com queda na temperatura, que as 15 h da tarde já tinha caído para 26.4°C baixando para 22.3°C as 21h da noite. A instabilidade foi acompanhada com rajadas de vento moderado que atingiram 42,1 km/h às 16h da tarde com a direção Oeste(W). A chuva persistiu durante a noite do domingo até a madrugada da segunda-feira dia 14 acumulando 37.8 mm, o maior volume do mês até ontem. Assim já somamos 72.6 mm para dezembro, lembrando que a média normal histórica em 36 anos é de 128.8 mm, e este volume já supera o acumulado de novembro que foi de apenas 70.6 mm.
Este bom volume de precipitação dos últimos dias , tem ajudado bastante para amenizar a atual estiagem que já entra no seu terceiro mês, elevando o nível do Rio dos Sinos. No dia 25 de novembro o nível do Rio dos Sinos tinha baixado para apenas 1,33 metros na régua da Ponte da Barrinha, mas na manhã da última segunda-feira dia 14 já tinha subido para 2,30 metros como ilustra a imagens abaixo captada por Rodrigo Silva.
Eclipse do sol:
Na segunda-feira dia 14, ocorreu eclipse solar parcial em algumas regiões do Brasil, e aqui na região de Porto Alegre e Vale dos Sinos com 60% do disco do Sol encoberto pela Lua às 13h50min teve seu início as 12h23min e durou até às 15h12min.
O Eclipse Solar ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra:
Aqui no Estado o fenômeno foi prejudicado em quase todas as regiões com o tempo nublado com grande quantidade de nuvens dificultando a visualização do fenômeno. Mas aqui próximo em Venâncio Aires, o Eclipse Parcial do Sol foi magnificamente registrado com Crédito de Douglas Becker/Via Metsul como ilustra a próxima imagem abaixo. O Eclipse Solar total foi observado no Chile, na Argentina e no Sul dos Oceanos Pacífico e Atlântico, o próximo eclipse solar visível na Região Metropolitana ocorrerá em 14 de outubro de 2023, mas será bem menos impactante que o ocorrido, pois o obscurecimento máximo será de apenas 17,5%.
Adeus Zezinho do 8º Disme:
E a pandemia do coronavírus não pára de fazer vítimas e enlutar famílias, amigos e colegas de trabalho. José Valdir Derosso que aparece na próxima imagem da matéria, e que está com camisa escura, faleceu na última terça-feira em Porto Alegre e estava internado desde o final de novembro e vinha lutando contra a covid-19. Era um grande profissional do 8° DISME/INMET que trabalhava como Técnico na Área da Meteorologia, especialista em montar, instalar e manter as Estações de Meteorologia tanto convencionais como automáticas nos Três Estados do Sul.
Era conhecido carinhosamente como “ Zezinho“ pelos amigos e colegas de serviço. A sua relação e vínculo com Campo Bom vem desde o ano de 1984, quando participou ativamente na instalação da Estação de Meteorologia Convencional junto à área da Secretaria de Obras do Município. Depois participou na escolha de uma nova área e instalou a Estação de Meteorologia Automática em Dezembro de 2013, atrás da área do Centro de Educação Ambiental, localizado na Rua Aimoré. Tinha como companheiro de trabalho nestes anos todos a companhia do Meteorologista Custódia Simonete o primeiro da foto à partir da direita que disse ficar duplamente triste pela morte do Zezinho, “ pois perdeu um amigo e um técnico de muitas viagens “.
Nestes 36 anos em vários momentos a sua atuação era de vistoriar as instalações da Estação local, auxiliando na troca de equipamentos quando da sua necessidade sempre em companhia do Custódio. A dedicação e profissionalismo do Zezinho serve de legado aos Futuros Técnicos do INMET, mas deixou um vácuo profundo. A imagem da foto acima é do dia 28 de setembro de 2018, e registra o encontro do Encarregado da Estação de Campo Bom junto com Técnicos e Amigos do 8º DISME em Porto Alegre.
À partir da direita, estão Custódio Simonetti, ao seu lado, José Valdir Derosso “ Zezinho”, em seguida Luiz Renato Lazinski de Curitiba, depois Antônia Caroline Gutieres e ao seu lado Cleunice Neumann e bem à esquerda Solismar Damé Prestes, Diretor do 8º DISME e ao fundo Nilson P. Wolff de Campo Bom.