O Especialista
Novembro de 2020: Estiagem e frio tardio persistem
Autor:
A segunda estiagem do ano que iniciou no mês de outubro continua com suas consequências. No último domingo, dia 14, o nível do Rio dos Sinos registrou o mais baixo nível registrado na ponte da Barrinha , medindo apenas 1,35 metros, como ilustra a primeira das imagens da coluna com crédito de Joel Borges. Este foi o menor nível desde 11 de maio deste ano, na grande estiagem quando atingiu apenas 0,86 cm no mesmo local.
Felizmente no início desta semana, na segunda feira dia 16, tivemos uma boa precipitação na cidade, e que acumulou 31.2 mm e que ajudou na elevação do leito do rio e na amenização da estiagem que segundo a Meteorologia deverá continuar em consequência do Fenômeno La Niña (resfriamento do Pacífico) que inibe a chuva no Sul do Brasil, e que quando ocorre é de forma irregular. Foi importante também que choveu com intensidade homogênea na Região da nascente do Rio dos Sinos, pois na Estação do INMET em Canela o volume de chuva atingiu 27.4 mm na segunda- feira.
Média da precipitação em Novembro:
Apesar da boa precipitação ocorrida no início desta semana , o acumulado do mês até ontem, somava apenas 37.8 mm, o que corresponde apenas à 29,2% da média normal histórica para o mês de Novembro em 36 anos (1984/2019) que é de 129.3 mm. Considerando que já estamos entrando na Fase da Lua Quarto Crescente cuja explicação está no tópico seguinte da coluna, que é o período desta fase da Lua que não gosta de chover em nossa região, além do baixo volume previsto a partir do dia 26, a tendência é de que fecharemos mais um mês com acumulado muito abaixo dos 129.3 mm esperados para novembro.
No ano passado, o total da precipitação em novembro foi bem acima da média normal histórica com acumulado de 167.2 mm, o quinto mês mais chuvoso de 2019. Como o fenômeno La Ninã continua se intensificando e de acordo com a Empresa CLIMATERRA ( Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer) em seu site, o mesmo deve atuar até metade do ano de 2021, a situação da atual estiagem pode se agravar muito nos próximos meses, com o agravante de nos aproximarmos da Estação mais quente e com menos volume de chuva do ano.
Fase da Lua Crescente:
No domingo, dia 22 exatamente as 01h46m, tem início a fase da Lua Quarto Crescente e que se estenderá até o dia 30, quando teremos início da Fase da Lua Cheia. Como Geógrafo e observador meteorológico , tenho constatado por mais de 30 anos de observação, que quando ocorre esta fase da Lua, não gosta de chover em cidades localizadas sobre o Paralelo/Latitude 30° que passa sobre Porto Alegre e que tem influência em cidades próximas até 50 km de distância, no caso campo Bom em relação à Capital. Esta situação já vale e acontece a partir do momento que se visualiza a lua no horizonte, mesmo nos dias que antecedem o inicio da Fase no Calendário Lunar, como nesta semana quando já se visualiza a lua no horizonte ao anoitecer.
Na tendência atual, vários Institutos de Meteorologia estão prognosticando o retorno da instabilidade e prováveis chuvas apenas para a próxima quarta-feira dia 26 e se estendendo até o dia 02 de dezembro mas em volumes baixos e diários. Entre o dia 26 até o dia 30 deste mês, caso ocorra a precipitação em relação á Lua Crescente, deverá ser de baixo volume e de duração rápida por estramos próximo do Paralelo/Latitude 30° que passa sobre Porto Alegre.
Segunda onda de frio este mês:
Outro fenômeno climático, vinculado diretamente ao Fenômeno La Niña no Sul do Brasil, é o da ocorrência de frio com intensidade forte em vários momentos nestes meses da Primavera e que deverão ocorrer inclusive no início do mês de Dezembro, primeiro mês do Verão Climático ( DEZ/FEV). Neste mês, os primeiros 06 dias registraram temperatura média que ficaram com 3.8°C abaixo da normal histórica diária, as máximas com 25.5°C e 3.9°C abaixo da média, as mínimas na média de 11.3°C e 4.8°C abaixo da média histórica que é de 16.1°C.
Com a elevação da temperatura e com 05 máximas acima dos 30°C, a primeira quinzena de novembro, mesmo assim fechou com 0.6°C abaixo da média histórica, ou seja com 21.3°C quando a média histórica aponta 21.9°C.
A imagem abaixo ilustra o ensolarado e quente dia de sol pleno que ocorreu no último sábado dia 14 em Campo Bom, com máxima de 34.9°C, a mais elevada temperatura desde o dia 30 de março que registrou mesma máxima. Desde a última segunda-feira, as temperaturas mínimas e máximas começaram a cair e ficando bem abaixo da média histórica para esta época do ano. Desta forma até ontem a média do mês fechou com 0.9°C abaixo da normal e deverá continuar caindo até o domingo dia 22.
Frio dia 17 de Novembro:
Neste dia as menores mínimas ocorreram no Sul do estado e na Campanha onde chegou a fazer 6.0°C em Herval em Estação privada. Entre as Estações do INMET fez 7.1°C em Quaraí e Bagé. Em SC fez 7.5°C em Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja(INMET). Conforme dados da CLIMATERRA em Vargem Bonita/F.K e em Urupema/Epagri fez 8.6°C e em São Joaquim/Epagri a mínima foi de 8.8°C e em Urubici/F.K fez 9.1°C. Já aqui em Campo Bom variou entre 14.7°C e 26.1°.
Frio dia 18 de Novembro:
O frio aumentou neste dia no Sul do Brasil. Aqui em Campo Bom a mínima foi de 13.5°C e máxima de 25.2°C, num dia com predomínio da nebulosidade. Em Estações Privadas na Região do Castelinho em Canela a mínima foi de 7.6°C e no Café Tainhas em São F.de Paula fez 6.6°C. Entre as Estações do INMET em São José dos Ausentes a mínima foi de 7.5°C e a máxima de apenas 15.1°C e as 19 hs fazia apenas 9.0°C na cidade.
Em Canela variou entre 8.7°C e 17.8°C, e as 20 hs da noite fazia 13.3°C. Em Cambará do Sul variou entre 8.1°C e 18.4°C. Observa-se que as máximas nestas cidades ficou abaixo dos 20.0°C, bem característico do Outono/Inverno.
Frio e geada em SC:
Já em SC, além do frio, na quarta-feira( dia 18) ocorreu geada fraca nas baixadas da Serra Catarinense, registradas e confirmadas pela Empresa CLIMATERRA ( Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer). A temperatura mais baixa ocorreu na localidade do Cruzeiro/São Joaquim com mínima de 2.7°C e geada fraca onde a máxima a tarde subiu apenas até os 16.9°C. Fez 3.1°C em Urupema/Epagri e em Urubici/F.K . Em seguida a menor mínima ocorreu em Painel/G.Hugen e em Bom Jardim da Serra/F.K com 3.8°C.
Frio dia 19 de Novembro:
Ontem Campo Bom amanheceu com mínima de 13.2° e hoje pode baixar para 11.0°C ao amanhecer. Aqui próximo na Região do castelinho em Canela a mínima foi de 7.9°C e hoje poderá amanhecer com apenas 6.0°C.
Já em Cambará do Sul/INMET ontem a mínima foi de 8.2°C, e a observadora da Estação Luciana Valim registrou precipitação com 0.6 mm de chuvisco que ocorreu na cidade. Em São José dos Ausentes ontem a mínima foi de 8.4°C/INMET. Em São Joaquim(SC) na Estação do INMET ontem a mínima foi de 8.4°C.
A Empresa CLIMATERRA destaca que hoje ao amanhecer a região de São Joaquim nas baixadas poderá registrar nova geada.
URGENTE: MODELOS INDICANDO CALOR INTENSO NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA COM PREVISÃO DE MÁXIMA NA FAIXA DE 38°C/39°C EM CAMPO BOM.