Geral
Região entra com recurso contra a bandeira vermelha, prefeito afirma: Não iremos fechar!
Autor:
Na atualização desta sexta-feira do Distanciamento Controlado, o governador Eduardo Leite anunciou 11 regiões classificadas na bandeira vermelha, entre elas a região 07 a qual Campo Bom pertence. A última vez que a região havia sido classificada como vermelha foi na atualização divulgada em 18 de setembro, de lá pra cá os números se mantiveram estáveis, com leves melhoras em algumas semanas. A divulgação da classificação rendeu imediatamente declarações de todos os prefeitos da região. A Amvars (Associação dos Municípios do Vale do Sinos) se manifestou através de nota no início da noite da sexta-feira, contestando a classificação e anunciando que a região entraria com recurso, confira parte da nota:
A Amvrs representa 15 municípios e de acordo com a proposta do Governo Estadual estabeleceu comitê técnico para elaboração do Plano Regional de Distanciamento Controlado para a região 07, tendo até o presente momento apresentado Planos que foram aprovados pelo Gabinete de Crise do RS.
Portanto, diante da aprovação dos referidos planos a R07 DETÉM EM SUA COGESTÃO AUTONOMIA PARA ADOTAR OS PROTOCOLOS JÁ DEFINIDOS E APROVADOS e que prevêem a possibilidade de abertura de comércio, restaurantes, lancherias e lanchonetes, entre outros.
Desde já a Amvars se manifesta contrária a classificação imposta na tarde de hoje pelo Governo do Estado, motivo pelo qual irá interpor recurso.
É preciso reconhecer que, embora tenhamos números ainda consideráveis de casos positivados, internados e, infelizmente, de óbito, os dados nos levam a crer que o pico da pandemia já foi superado, tanto que, diante do quadro epidemiológico atual restou liberado pelo próprio Governo do Estado a possibilidade de retorno às aulas presenciais, realização de eventos e afins. A Amvars entende que, portanto, não pode ocorrer uma mudança brusca e repentina a cada semana de bandeira e consequentemente de regramentos, ainda mais com dados não convincentes.Leia também:
Feevale oferece mais de 20 cursos gratuitos com foco na inovação e no empreendedorismo
Desinformação pode levar pessoas a rejeitarem vacinas contra covid-19
Ministério Público realiza operação contra candidato a vereador de Novo Hamburgo
O prefeito em exercício Fernando Trott se manifestou também através das redes sociais, ele rechaçou a possibilidade de fechamentos e ressaltou os investimentos feitos pela cidade durante a pandemia, citando que a cidade está em recuperação dos efeitos e não pode neste momento retroceder neste processo, confira parte da postagem:
A região 07 está com vigência de bandeira própria, elaborada por todos os municípios que integram a AMVARS, inclusive Campo Bom. A bandeira própria da região 07 permite o funcionamento de todos os estabelecimentos acima citados, inclusive vale ressaltar que a bandeira própria foi submetida e aprovada pelo Gabinete de Crise do Governo do Estado, considerando os excelentes resultados alcançados pelos Municípios da R7. Em Campo Bom, inclusive, as ações de controle e os altos investimentos na saúde, aquisição de respiradores, aumento de leitos, compra de mais de mil exames e todo o trabalho de controle, conseguimos conciliar as ações sanitárias e o funcionando da economia. Vale ressaltar, muitas das ações deliberadas pelo Estado recentemente, com relação ao funcionamento de determinados segmentos, já vinham sendo praticados e liberados em Campo Bom, justamente pela conquista da bandeira própria e pelos resultados obtidos, pois graças a Deus, conseguimos garantir que o Hospital e o Pronto atendimento tivessem e tenham atualmente as condições necessárias para evitar o colapso na saúde. Hoje, estamos focados e comprometidos em garantir o trabalho, a saúde e a economia. Somos o Município que mais se recuperou da crise com relação ao número de empregos e seguiremos firmes para aumentar o número de vagas e cuidar da nossa comunidade, até vencermos por completo esse vírus que assola a humanidade. Por fim, agradeço e garantimos que Campo Bom seguirá firme, vamos recorrer da decisão do Governador para voltarmos a bandeira laranja, pois nossos números permitem, porém, nossa bandeira da R7 nos protege e nos permite garantir o bom andamento da nossa sociedade como um todo, estamos comprometidos!
As regiões tem até a manhã deste domingo para enviarem seus pedidos de revisão da classificação que serão analisados e na terça-feira o governador Eduardo Leite anunciará a classificação definitiva para a próxima semana.