Conecte-se conosco

O Especialista

Clima continua com contrastes

Na terça-feira, dia 27, um centro de baixa pressão formou um “Ciclone Extratropical“ na costa do Rio Grande do Sul, conforme ilustra a primeira imagem abaixo. Em sua trajetória ocasionou chuvas em todas as regiões do estado, mas de forma irregular, com altos volumes no Sul do Estado, como em Pelotas e São José dos Ausentes onde aconteceram alagamentos conforme dados da Metsul Meteorologia em seu site. A chuva que iniciou no final da tarde da segunda-feira até as 9h da manhã da quarta-feira somou 48.2 mm na Estação do Jardim Botânico do INMET em Porto Alegre. Na tarde da terça-feira, devido ao Ciclone, registraram-se rajadas de vento com 41,4 km/h da direção W(Oeste) no período da tarde no Jardim Botânico.

Aqui em Campo Bom, choveu 28mm entre o final da tarde da segunda, dia 26 até as 9h da manhã de quarta-feira, insuficiente para reverter a falta de chuva, depois de 22 dias sem uma chuva boa. O acumulado da precipitação que estava em 62.6mm subiu para 90.8 mm, que corresponde a 52,2% da média histórica mensal de outubro em 36 anos que é de 174.0 mm. Este baixo volume de chuvas deve-se como uma das consequências do Fenômeno Global La Niña já reportado na coluna da semana passada.

Em Rio Grande ocorreram rajadas de vento da direção W (Oeste) com 62,6 km/h na terça-feira. Já em Tramandaí, no Litoral Norte choveu 32.6mm até as 10h da terça-feira e a Estação Automática do INMET não registrou a velocidade do vento que foi forte na região.

Nível do Rio do Sinos:
Em consequência da falta de chuvas, o nível do Rio dos Sinos na Ponte da Barrinha em Campo Bom, na tarde do último sábado dia 24, media apenas 1,55 metros como ilustra a imagem abaixo. O nível normal no local é de 4,80 metros. Depois do dia 04, choveu apenas no dia 26 e o acumulado até a manhã do dia 28 somou 28.0 mm, considerado um bom volume e que contribuiu para a elevação do nível do Rio dos Sinos próximo dos 2,00 metros (1,95m) na manhã da quarta-feira, ou seja houve uma subida de 40 cm em seu nível. Mesmo assim continua bem abaixo de seu nível e deverá voltar a baixar nos próximos dias, pois vários modelos de Meteorologia não estão prevendo novo evento de chuva considerável pelo menos para os próximos 14 dias. Assim o quadro da seca eminente persistirá inclusive no mês de Novembro.

Calor em Campo Bom:
Conforme o previsto, o final da semana passada apresentou dias de calor no Estado e no Vale dos Sinos. Campo Bom registrou máxima de 32.3°C no sábado dia 24 e máxima de 33.9°C no domingo. A máxima do mês ocorreu no dia 19 com 34.8°C, e no mês tivemos apenas 05 dias em que a máxima foi igual ou superior aos 30°C.

SC de 0.3°C até 39°C no mesmo dia:
Um dos destaques climáticos desta semana, ocorreu na última quarta-feira no estado Catarinense. Neste dia em algumas cidades do Oeste amanheceram com geada e com mínimas próximo dos 0.0°C. As menores foram de 0.3°C em Água Doce, 0.9°C em Vargem Bonita, 2.0°C em Lebon Régis e de 2.1°C em Fraiburgo, todas com condições de formação de geada, de acordo com dados da Empresa CLIMATERRA ( Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer). Além destas em mais de 38 cidades catarinenses as mínimas foram de apenas um dígito.

Já no período da tarde, as máximas se aproximaram dos 40°C, com destaque para Jaraguá do Sul /PWS com 39.0°C e Garuva/Epagri com 38.8°C. Em outras 11 cidades conforme a CLIMATERRA em seu levantamento registraram máximas acima dos 35°C.

Entre a mínima absoluta e a máxima mais elevada, SC registrou no mesmo dia uma amplitude térmica de 38.7°C , o que chega à ser surreal. Conforme já alertado na edição da semana passada, confirmou-se a geada do dia 28 na Serra em SC mas não no RS, que neste dia teve como a menor temperatura a mínima de 5.8°C em duas Estações particulares em Soledade.

Geada ontem em SC:
Conforme informações da Empresa CLIMATERRA ( Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer) ontem houve nova formação de geada em baixadas do topo da Serra em SC, com destaque na mínima de 1.8°C em Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo Kaiser que às 4h da manhã registrava 2.3°C.

Feriadão de Finados com frio e geadas:
Uma Frente Fria (Sistema de Baixa Pressão) avançou sobre o estado na quinta-feira, com aumento de nebulosidade e chuva irregular com queda na temperatura em todas as regiões. A temperatura máxima que chegou a 28°C na quarta-feira em Campo Bom, ontem ficou na média de 21°C e hoje variou entre a mínima de 10,1°C e 23,1°C a tarde. O frio se intensificará entre as madrugadas do próximo domingo e na segunda-feira Feriado de Finados, quando Campo Bom poderá registrar mínima de um dígito. Este frio tardio é outro efeito do Fenômeno La Niña além das chuvas irregulares.

Mesmo no amanhecer de sábado poderemos ter registro de geada em baixadas no Topo das Serras do RS e SC, caso o tempo estiver limpo e sem nebulosidade. Este quadro deve se repetir até a próxima terça-feira, 03, nos estados do Sul. Na Serra Catarinense como sempre o frio e as geadas são mais fortes e neste período que vai de hoje até a próxima quarta-feira dia 04, com certeza ocorrerão entre 04 a 05 geadas no estado vizinho, esperando-se que pelo menos duas sejam com intensidade até severa para a fruticultura e agricultura para esta época do ano inclusive com temperaturas negativas.

Até ontem já ocorreram 09 dias com geada em Outubro na Região de São Joaquim/Bom Jardim da Serra e este novo período de frio poderá ocasionar nova geada neste final de outubro e estendendo-se até os primeiros dias de novembro com certeza. Este ano SC já contabilizou 76 dias com mínimas negativas, quase o dobro do ano passado que teve 40 dias com temperaturas negativas.

Modelos indicando frio intenso na final de semana do dia 07 de Novembro, aguardemos. 

Mais O Especialista

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível