O Governo do Estado divulgou ontem a atualização das bandeiras do Distanciamento Controlado. A região 07 a qual Campo Bom integra com as cidades da região permanece na bandeira vermelha. A região segue com os índices baixando mas como esteve há duas semana próximo dos índices de bandeira preta, ainda não foi possível regressar para a laranja. Os cinco índices que avaliam a velocidade de avanço e o número de novos casos estão quatro na bandeira amarela e um na bandeira laranja, o que é positivo já que indicam uma projeção para daqui a 15 dias. O problema da região está nos quatro índices que indicam o momento atual e a próxima semana, nele estão casos em tratamento, internações hospitalares e outros, todos em bandeira preta. A avaliação dos leitos de UTI é positiva os índices estão um em bandeira laranja e o outro na amarela.
Leia também:
Adolescente desparecida estava no Rio de Janeiro
Campo Bom registra o maior percentual de recuperados desde que número de casos cresceram
Polícia Civil prende em Campo Bom suspeito de participar da execução de dois DJ´s em Novo Hamburgo
Final de semana de clima ameno com calor nas tardes
Na avaliação do estado a região está em um divisa e a projeção é de redução de casos, confira a avaliação: Assim como na rodada anterior de mensuração, verificou-se aumento no registro de hospitalizações confirmadas para Covid-19 nos últimos 7 dias. Enquanto na semana anterior havia ocorrido 80 registros, nesta semana foram 96 (variação de 20%). A dimensão das hospitalizações quando comparada por 100 mil habitantes continua bastante elevada, indicando uma alta prevalência na região. Positivamente, a razão entre os casos ativos na semana e recuperados nos 50 dias anteriores ao início da semana melhorou, tanto pela redução de casos ativos quanto pela elevação do número de recuperados. Com isso, os indicadores de Estágio da Evolução e de Incidência de Novos Casos sobre a População, que são mensurados com base na região, apresentaram bandeira amarela, para o primeiro, e preta para os dois que compõem o segundo grupo.
A ocupação de UTI para SRAG e Covid-19 tiveram diminuição na semana. No caso de internados em leitos de UTI confirmados para Covid-19 a redução foi de 13,5% passando de 37 para 32. Para internados em UTI por SRAG a redução foi de 12 pacientes, variando de 57 para 45.
Após a divulgação os municípios tem até domingo para contestações. A Amvars vem realizando sem sucesso alguns pedidos de flexibilizações nas últimas semanas. A esperança é comitê que está formando uma versão local do distanciamento e que deve ter vigência após aprovação do Governo do Estado. Nesta versão da Amvars devem estar algumas flexibilizações maiores para comércio e serviços.