O esvaziamento de uma barragem desativada há muitos anos provocou desabastecimento de água em vários municípios do Vale do Paranhana. Iniciado no sábado o processo liberou no rio Paranhana nesta terça-feira lodo da parte mais baixa da barragem e com isso provocou a interrupção na captação e tratamento de água em vários municípios daquela região. Há expectativa ainda de como isso refletirá no rio do Sinos, uma vez que o Paranhana desemboca no rio que fornece água para muitos municípios da região.
O chefe da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan) em Campo Bom Maicon Hessel acredita que o abastecimento não será afetado: “Estamos monitorando a qualidade da água do Rio dos Sinos. Por enquanto não existe possibilidade de desabastecimento.” disse no final da tarde. No início da tarde houve preocupação pois havia a previsão de que o abastecimento poderia ser afetado pelo menos até São Leopoldo.
Leia também:
Campo Bom registra 38 novos casos e mais um óbito por covid
Abertas as inscrições para o vestibular da Universidade Feevale
IGP segue sem previsão de laudo que poderá esclarecer desaparecimento de jovem campo-bonense
Grupo campo-bonense se destaca no mercado de seguros e imobiliário
No vale do Paranhana a presença do lodo (material não tóxico que ficou muitos anos depositado no fundo da barragem) diminuiu bastante a concentração de oxigênio na água, causando mortandade de peixes. No final da tarde a oxigenação da água já havia melhorado. A barragem de Laranjeiras como é conhecida fica na divisa de Três Coroas com Canela e foi construída na década de 60. A Companhia Estadual de Transmissão e Energia Elétrica, responsável pela estrutura, realiza o esvaziamento para avaliar a situação estrutural da barragem.
Laudo de setembro apontou problemas estruturais na barragem (Fotos: sd Alexander Freitas/Patram)